A Secretaria de Desenvolvimento e Ação Social de Monteiro, A Secretaria de Desenvolvimento e Ação Social de Monteiro, através do CREAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social, realizou um evento de conscientização dentro das comemorações do “Agosto Lilás”.
O encontro contou com a participação e contribuição da delegada da Mulher, Dra. Laís Pevidor; da psicóloga e coordenadora do Ambulatório de Saúde Mental, Ana Paula; e de Patrícia Barros, representante da Rede Delas.
Durante sua fala, a coordenadora do CREAS, Risoli Leandro, destacou o papel essencial do órgão no acolhimento, proteção e acompanhamento das vítimas de violência doméstica. Ressaltou ainda que o CREAS oferece atendimento e acompanhamento psicossocial, orientação jurídica e encaminhamentos para a rede de proteção, garantindo apoio integral às mulheres vítimas de violência.
Ana Paula Morato, Prefeita de Monteiro, disse que o evento tem um objetivo maior que é o da “Transformação. Essa é a palavra que define a situação de mulheres que romperam com a situação de violência doméstica e hoje restauraram sua dignidade, proporcionando o sustento e a renda da família por meio do empreendedorismo.” Pontuou.
Patricia Barros, da Rede Delas, disse que “Se antes, no interior de suas casas, a dependência financeira, o medo, o direito de ficar calada e suportar toda dor, ditavam as regras do dia a dia, agora, a vontade de vencer, a resiliência, o saber fazer, a habilidade, e principalmente, o desejo de viver, foram determinantes para essa mudança definitiva.” Concluiu.
Joedna Félix, Secretária de Desenvolvimento e Ação Social de Monteiro disse que “Uma das principais ferramentas para combater a violência contra a mulher a curto e médio prazos, é o empreendedorismo. Isso porque, nenhuma mulher que não tenha autonomia financeira consegue se libertar da violência. Daí a importância do Empreendedorismo nesse tipo de situação, pois permite que a mulher em vulnerabilidade e risco social trilhe de forma gradual e, principalmente, próxima dos filhos, esse processo de liberdade.”