A disciplina de Poesia Popular e Musicalidade, recentemente implementada na Rede Municipal de Ensino, deu início a um novo ciclo no dia 14 de julho. A iniciativa que visa enriquecer o aprendizado dos alunos e promover a cultura local através da arte poética e musical teve seu encerramento na última semana.
Durante a Caminhada Poética, os alunos puderam apresentar suas produções para os demais colegas, professores, funcionários, autoridades, além dos artistas que estiveram envolvidos na temática, como Arthurzinho do Acordeon, Ilmar Cavalcante, Lucia Almeida, Ruthi Ibiapino, Marcos Leopoldino, Michel Torres, Thúlio Fontinele, Carlinhos da Prata e Renê Cavalcante.
Poesia Popular e Musicalidade
É uma rica manifestação cultural que une estratégias pedagógicas e novas metodologias de ensino capazes de refletir a história e as tradições dos monteirenses. “Ela se caracteriza pela linguagem simples e acessível, e pela temática que aborda a realidade da nossa região, contribuindo para a transmissão de valores e tradições. A Disciplina Poesia Popular e Musicalidade promove o conhecimento e a valorização das manifestações culturais populares, com ênfase na poesia e na musicalidade; estimula a criatividade, a expressão artística e o senso crítico dos alunos; fortalece o vínculo dos estudantes com as tradições culturais locais, regionais e nacionais; e desenvolve habilidades de leitura, escrita, interpretação e composição poética e musical”, finalizou.
Reconhecimento e Publicação de Talentos
Uma das grandes novidades e incentivos da disciplina é a oportunidade para os alunos dos Anos Finais da Rede Municipal de Ensino que se destacarem em suas composições poéticas. Sejam poesias, cordéis, composições musicais ou outros estilos, as obras desses alunos terão a chance de ser publicadas em um livro de coletânea poética.
Os alunos cujas obras forem selecionadas não apenas receberão a obra impressa, mas também serão agraciados com um troféu e participarão de uma tarde de autógrafos. Este evento especial, que celebra a criatividade e o talento dos estudantes, será realizado durante a última culminância poética do ano, prevista para ocorrer entre o final de novembro e a primeira semana de dezembro. A data exata ainda está em fase de construção.
A culminância poética promete ser um grande festival de apresentações poéticas e musicais, contando com a participação de artistas e poetas de diversas categorias, que se unirão aos alunos em um momento de celebração da cultura e da arte.


