As fortes chuvas que atingem João Pessoa desde a madrugada desta quinta-feira (15) já provocam diversos transtornos à população. Um dos principais pontos afetados é o túnel Damásio Franca, na região do Ponto de Cem Réis, no Centro da capital paraibana, que amanheceu completamente alagado e com o trânsito interditado.
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) confirmou a interdição do túnel, que faz a ligação entre a Avenida General Osório e o Parque da Lagoa, por meio da Avenida Padre Meira. O tráfego de veículos está sendo desviado pela própria General Osório.
A situação no local reflete os impactos generalizados das chuvas, que caem sem trégua desde a madrugada. Em vários bairros, há registros de ruas intransitáveis, calçadas cobertas pela água e dificuldade para acesso ao transporte público e por aplicativo. Os preços desses serviços, inclusive, estão acima do normal no início da manhã.
Outros pontos tradicionalmente afetados também começam a registrar problemas, como a via principal dos Bancários, próximo à Praça da Paz, e o bairro do Valentina Figueiredo, onde os moradores encontram dificuldades até para chegar aos pontos de ônibus.
Alerta laranja e risco de deslizamentos
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para João Pessoa e outros 23 municípios da faixa litorânea da Paraíba, com previsão de até 100 mm de chuva durante o dia. O aviso anterior, de nível amarelo, foi atualizado devido à intensificação das chuvas e ao risco maior de transtornos.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) também considera moderado o risco de alagamentos e deslizamentos de terra, principalmente em áreas com encostas e infraestrutura precária.
Defesa Civil em alerta
Diante do cenário, a Defesa Civil orienta a população a evitar sair de casa durante o temporal, observar sinais de instabilidade em encostas, e desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia em caso de alagamentos.
Em caso de emergência, os contatos são:
📞 Defesa Civil: 199 ou (83) 98831-6885 (WhatsApp)
📱 Aplicativo “João Pessoa na Palma da Mão” (disponível para Android e iOS)
📞 Corpo de Bombeiros: 193
A população deve ficar atenta aos alertas meteorológicos e redobrar os cuidados nas próximas horas. O alerta do Inmet permanece válido até às 10h desta quinta-feira (15), podendo ser prorrogado conforme as condições climáticas.
PB Agora