Um grupo de brasileiros e seus familiares palestinos conseguiram escapar da guerra na Faixa de Gaza e devem viajar ao Brasil, após cruzar a fronteira entre o enclave palestino rumo a Israel. Eles deixaram o território, alvo de intensas operações militares desde outubro do último ano, nesta terça-feira (20/5).
Ao todo, o Itamaraty informou que 12 pessoas saíram do enclave palestino e foram encaminhadas para a Jordânia. Seis menores de idade fazem parte do grupo.
De acordo com a diplomacia brasileira, a operação foi coordenada pelas embaixadas do Brasil em Israel e Jordânia, que realizaram contatos com autoridades de ambos os países.
O grupo deve retornar ao Brasil nesta quarta-feira (21/5), em um voo comercial. Eles vão se juntar as mais de 1,5 mil pessoas resgatadas pelo governo brasileiro desde o início da guerra na Faixa de Gaza.
A saída dos brasileiros do enclave palestino coincide com o início de uma nova ofensiva israelense, anunciada pelo premiê Benjamin Netanyahu. Segundo o líder israelense, o endurecimento dos ataques tem como objetivo final o resgate dos reféns que ainda estão nas mãos do Hamas, assim como a tomada de controle total da Faixa de Gaza.