O presidente da Companhia Docas da Paraíba e ex-deputado estadual, Ricardo Barbosa, confirmou que deixará o PSB para se filiar aos Republicanos, com o objetivo de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026. Aliado histórico da família Cunha Lima desde os 80 e filiado há mais de uma década ao partido que governa a Paraíba desde 2011, construiu um currículo político vasto, se tornando personagem singular na política paraibana.
O ex-deputado, figura de proa nos governos Ronaldo, Cássio, Ricardo e João, onde sempre ocupou cargos de relevo, flertou com a irresponsabilidade nas eleições de 2022, mas agora pode ser premiado pela ousadia. Ao fechar com o Republicanos antes da definição do governador João Azevedo, presidente estadual do PSB, se permanece no cargo até o final ou disputa o cargo de senador, o ex-deputado vai para o tudo ou nada, sem a certeza também das decisões do Republicanos para a majoritária. Na prática, troca Joâo Azevedo por Hugo Motta sem ter 100% de certeza se estarão juntos.
Em política, dizem os mais experientes, é muito arriscado agir sem pensar, cuidadosamente, nas consequências de cada gesto. Barbosa age por impulso, explode de surpresa. Se isso lhe populariza, também tem cobrado dele altos juros na maioria das eleições que disputou.
Como diria Lulu Santos na canção, Como uma Onda: “Nada do que foi será, de novo, do jeito que já foi um dia”.
Ytalo Kubitschek