O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’, do produtor Walter Sales, venceu, na noite deste domingo (2), o Oscar de ‘Melhor Filme Estrangeiro’. Esta é a primeira vez na história que uma produção nacional conquista a premiação.
Antes da entrega das estatuetas, ‘Eu Estou Aqui’ já fazia história por seu o primeiro longa metragem brasileiro a concorrer o prêmio principal e também de melhor atriz principal.Fernanda Torres pode voltar pra casa com uma estatueta..
“Ainda Estou Aqui” disputava o troféu com “A garota da agulha” (Dinamarca), “Emilia Pérez” (França), “A semente do fruto sagrado” (Alemanha) e “Flow” (Letônia). A categoria foi anunciada pela atriz Penélope Cruz.
O longa conta a história real de Eunice Paiva, advogada e ativista que passou 40 anos procurando a verdade sobre o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva . O ex-deputado federal foi assassinado durante o regime militar.
Em seu discurso, Walter Sales ofereceu o prêmio a Euníce Paiva e parabenizou atuação de Fernanda Torres e Fernanda Montenegro que deu vida a ativista.
“Isso vai para uma mulher que, depois de uma perda tão grande no regime tão autoritário, decidiu não se dobrar e resistir. Esse prêmio vai para ela: o nome dela é Eunice Paiva. E também vai para as mulheres extraordinárias que deram vida a ela. Fernanda Torres e Fernanda Montenegro”, disse Walter Salles.
MaisPB