A partir de maio, o Red Bull Bragantino irá mandar seus jogos no Estádio Cícero de Souza Marques. É um renovado recinto para o futebol de Bragança Paulista, enquanto o clube faz uma intervenção importante em seu estádio Nabi Abi Chedid.
O primeiro jogo
O Massa Bruta irá estrear o novo estádio em 5 de maio contra o Mirassol, a contar para a Série A do Brasileirão. Será que esta nova casa irá ser um fator a ter em conta para o desempenho do time? É um dado a ter em conta pelos torcedores que tentem prever o resultado com o código promocional EstrelaBet 2025, uma vez que pode ter impacto nos jogos do Bragantino. Certo é que o ambiente será diferente, até porque o recinto tem características muito diferentes do Nabi Abi Chedid e até leva menos espectadores.
Depois, o RB Bragantino mandará seus jogos no Cícero de Souza Marques (com capacidade para apenas 12.000 torcedores) nos próximos anos. Enquanto isso, o Nabizão será alvo de uma grande reforma que irá durar quatro a cinco anos e se tornará numa moderna arena.
Antes, o último jogo disputado no NaBI Abi Chedid antes da profunda e longa reforma foi diante do Cruzeiro, com o Massa Bruta a vencer por 1-0 em 21 de abril – foi, na altura, a segunda vitória do time bragantino para a Série A esta temporada.
Porquê o Estádio Cícero de Souza Marques?
O Estádio Cícero de Souza Marques pertence à prefeitura de Bragança Paulista, e foi celebrado um acordo de concessão ao Red Bull Bragantino para este período de obras em seu estádio habitual.
O fato de se encontrar no mesmo município é o maior motivo para esta ser a opção, evitando que seus torcedores precisem fazer grandes distâncias para acompanharem o clube nos jogos em casa.
Mas colocar o estádio apto foi um desafio caro, que representou um investimento de R$ 22 milhões para várias modificações e reformas. O recinto mal tinha arquibancadas ou coberturas, e com o investimento da Red Bull isso mudou.
Foram construídas novas arquibancadas, ampliado o espaço para profissionais de imprensa, foram colocados novos e modernos sistemas de drenagem e iluminação. As acessibilidades são agora adequadas e o estádio recebeu novas lanchonetes e vestiários completamente reformados para receber os melhores times. As obras duraram 13 meses (um pouco mais do que um ano).
Para a prefeitura, foi uma forma de oferecer à população um equipamento moderno e acessível. O contrato de concessão é válido por 42 meses, prorrogável por mais seis meses, mas o Bragantino fica comprometido com a execução de reformas e benfeitorias.
A entrega oficial do habite-se do Estádio Municipal Cícero de Souza ao Red Bull Bragantino aconteceu a 23 de abril, atestando a segurança e aptidão do espaço “para receber o público e realizar atividades esportivas e comerciais”, lê-se em uma nota da prefeitura.
Competições internacionais podem ser complicadas
O RB Bragantino tem participado regularmente de competições internacionais – Libertadores e Copa Sul-Americana – apesar de ter falhado o acesso para 2025.
Para ambas as competições, o Estádio Cícero de Souza só poderia receber partidas das fases preliminares e da fase de grupos, considerando sua capacidade.
A título de curiosidade, o Cícero de Souza irá receber em breve um jogo internacional de seleções – com a seleção feminina do Brasil a defrontar o Japão num amistoso agendado para dia 2 de junho.