“Agora é que são elas”, peça estrelada por Maria Clara Gueiros, Júlia Rabello e Priscila Castello Branco, está em cartaz em São Paulo, no Shopping Eldorado. Mas, na verdade, essa história criada e dirigida pelo comediante Fábio Porchat existe há muito tempo, e Paulo Gustavo foi um dos atores.
Ao Na Palma da Mari, Priscila contou que Porchat guardava os esquetes que deram origem ao espetáculo há 19 anos, da época em que estudava teatro na Casa de Artes de Laranjeiras (CAL), no Rio de Janeiro. Foi a primeira peça profissional que ele fez.
Júlia Rabello, inclusive, assistiu à peça na ocasião. Na época, ela havia acabado de se formar na CAL e era veterana de Porchat.
“Eu estava produzindo uma peça de teatro e o Paulo Gustavo estava sempre no camarim com a gente, porque a Samanta Schmutz fazia a peça comigo”, lembra.
Por conta da experiência dela, um dia o ator e roteirista de “Minha Mãe é uma Peça” a convidou para produzir a peça encenada por ele e Porchat na época.
“Naquele momento, eu pensei: ‘Gente, mas eles acabaram de começar a escola de teatro’ Então eu fui ouvir, porque eu amava o Paulo, e falei: ‘Cara, isso é muito bom’”.
Ela não pode produzir a peça naquela época, mas a assistiu. Então quase 20 anos depois, Porchat a ligou com o convite para estrelar o espetáculo.
“Não é exatamente a mesma peça”, explica a atriz. “São alguns esquetes da anterior, alguns com releitura, alguns são iguais. E o resto o Fábio escreveu esquetes atuais”.
O legado de Paulo Gustavo
Rabello afirma que Paulo Gustavo fez parte de sua história e da história do humor. Além disso, por ter o assistido anos atrás fazendo os mesmos esquetes, ao começar ensaiar fez de tudo para não lembrar a forma que ele interpretou.
“O humor dele é tão maravilhoso que você tem que se desconectar [para interpretar o personagem], senão vem, né?”, confessa.
Fábio Porchat, inclusive, tinha guardado uma gravação da peça, mas não deixou as atrizes assistirem antes da estreia de “Agora é que são elas”, para que interpretassem mais livremente.
“Quando a gente estreou, vi que em um esquete que eu faço, eu interpreto o papel que o Paulo fazia”, diz Júlia. “Foi uma delícia ver”.
Na Palma da Mari
No bate-papo, Júlia Rabello, Maria Clara Gueiros e Priscila Castello Branco também falaram sobre os desafios do mercado do humor, sobre como foi trabalhar com Fábio Porchat e como é a amizade delas dentro e fora dos palcos. O programa vai ao ar nesta quinta (1), às 20h, no YouTube de CNN Pop e nas plataformas de áudio. Confira: