[ad_1]
Criado em 2022, o instituto é ligado ao Ministério das Relações Exteriores e atua na promoção da cultura brasileira no exterior, incluindo ações voltadas à língua portuguesa, às artes e à educação. A instituição homenageia o escritor e diplomata João Guimarães Rosa e tem como missão aproximar o Brasil do mundo por meio da diplomacia cultural.
Segundo o diretor do instituto, o embaixador Marco Antonio Nakata, essa é a primeira abertura do instituto à sociedade civil. Ele avalia que a transparência e o diálogo com a população são vitais por se tratar de um órgão público. Além disso, o embaixador aponta que esse contato é importante para divulgar as ações culturais do Itamaraty.
“Infelizmente, muitos dos projetos, e há projetos magníficos, de altíssima qualidade artística e cultural, não chegam a ter conhecimento público. Nos últimos dois anos, 2023 e 2024, desenvolvemos mais de 2 mil projetos culturais em todos os países onde o Brasil tem embaixada. E grande parte desses projetos foi divulgada, mas não chegou ao conhecimento do público”, disse à coluna.
[ad_2]
Source link