Repetindo a prática da gestão anterior, a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Sapé tenta esconder da população algumas ações dos vereadores. Na primeira sessão extraordinária realizada no último dia 16, os parlamentares municipais aprovaram um aumento de 60% na Verba Indenizatória de Atividade Parlamentar (Viap). Em julho de 2023, os vereadores realizam sessão “às escondidas” para aprovar autorização de crédito para bancar essas mesmas verbas indenizatórias. Em dezembro de 2023, os vereadores também aprovaram um reajuste nos próprios salários de 73,75%, uma denúncia do Portal GPS que repercutiu em toda a imprensa paraibana.
A Viap é a destinada aos gabinetes dos 15 vereadores que compõem a Câmara Municipal de Sapé para ressarcir despesas como assinatura de TV a cabo, plano de saúde, segurança, locação de veículos, locação de imóveis, combustíveis, viagens, hospedagens, dentre outras despesas, desde que sejam provenientes das atividades parlamentares. Com o novo aumento aprovado, a Câmara pode gastar até R$ 720 mil por ano para bancar a Viap, resultando em quase R$ 3 milhões nos 4 anos de mandato.
A convocação de sessão extraordinária foi realizada logo após a posse para aumentar em 60% as verbas destinadas aos gabinetes dos próprios vereadores, não divulgando o vídeo da sessão na TV Câmara (canais mantidos pelo Legislativo nas redes sociais) para dar a devida publicidade, como manda o regimento interno da Casa.
A Resolução 001/2025 foi aprovada no último dia 16, mas os efeitos do documento retroagem ao dia 1º de janeiro. A Resolução não foi publicada no Diário Oficial da Câmara Municipal de Sapé, mas o Portal GPS teve acesso e divulga com exclusividade o documento. Acesse o link
A atual mesa diretora da Câmara Municipal de Sapé é composta apenas por homens, todos reeleitos e já passando o recado de que as práticas serão as mesmas da gestão passada. A nova Mesa Diretora, eleita por unanimidade para o biênio 2025-2026, é composta pelos seguintes vereadores:
Presidente: Davyd Matias
Vice-Presidente: Dudu do Trigo
Primeiro Secretário: Pedro Ramos Cabral
Segundo Secretário: Ricardo Motos
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) vem acompanhando, desde 2023, a legalidade da Verba Indenizatória de Atividade Parlamentar (Viap). Para apurar os fatos, o MPPB instaurou o Procedimento Preparatório (PP/IC nº 128/3° PJ – Sapé/2023).
Clique no link e veja a publicação do Ministério Público: