O ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica chamou Vladimir Putin, mandatário da Rússia, de “filho da puta”. A crítica ocorreu enquanto ele falava sobre a guerra na Ucrânia em uma entrevista ao programa “Lo de Évole”, do canal espanhol La Sexta.
“A Europa perdeu a personalidade. Está comendo uma guerra à toa com a questão da Ucrânia. Poderiam tê-la evitado há 15 anos”, disse Mujica ao jornalista Jordi Évole. A entrevista foi gravada há seis meses e será transmitida na íntegra no próximo domingo (2).
Ele ainda afirmou que “o problema da Rússia” é a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), aliança militar liderada pelos Estados Unidos. “Nenhuma potência vai deixar que coloquem foguetes na sua fronteira”, prosseguiu.
Ao ser questionado sobre a reação do presidente russo, Mujica afirmou: “Putin é um filho da puta”.
“Putin es un hijo de puta. Pero Europa se está comiendo una guerra que pudo haberse evitado hace 15 años".
Este domingo (21:30h) Mujica desatado. pic.twitter.com/wzUuV4XVDI
— Lo de Évole (@LoDeEvole) January 28, 2025
A entrevista foi gravada em julho de 2024, período em que Mujica havia completado um tratamento de radioterapia após ser diagnosticado com câncer de esôfago meses antes. Ele recebeu o jornalista em sua chácara na zona rural de Montevidéu, no Uruguai.
Ao ser questionado se estaria “pensando muito na morte”, ele afirmou que continuava “fazendo projetos” e vivendo normalmente: “Essa senhora tão importante que eu não atendo. Quando quiser vir, que venha, e direi: ‘Seria bom dar outra volta’”.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line