Na noite desta segunda-feira (27), o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador João Benedito da Silva, realizou a entrega de um relatório ao reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), professor Antônio Fernandes Filho. O documento aborda o combate ao racismo estrutural e institucional no país, com foco na promoção de igualdade e justiça social. O encontro ocorreu na sede da universidade, em Campina Grande.
Já na manhã desta terça-feira (28), o relatório foi entregue, desta vez, à vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professora Mônica Nóbrega, em João Pessoa. O documento foi elaborado pela Comissão de Juristas Negros da Câmara dos Deputados, concluído em 2021, no contexto da pandemia.
“Foi uma visita muito importante para a universidade porque, na nossa gestão, o tema da equidade racial é um dos pontos cruciais no que diz respeito à política de inclusão. Então, a leitura desse material do relatório vai nos ajudar na implementação de uma política de combate ao racismo dentro da UFPB”, ressaltou a vice-reitora Mônica Nóbrega.
O desembargador ressaltou que, devido às circunstâncias da época, a divulgação do documento foi limitada, o que dificultou o alcance e o conhecimento pela população. “Esse relatório da Comissão de Juristas é muito importante para que as universidades abracem, também, essas causas e coloque na sua biblioteca esse volume para que fique à disposição ou disponível para os alunos também”, disse o desembargador João Benedito.
O reitor da UFCG, Antônio Fernandes, expressou a satisfação em receber o presidente do TJPB, além de destacar a honra de discutir um tema de tamanha relevância, reforçando que a instituição trata o combate ao racismo estrutural e institucional com seriedade, por meio de suas políticas e ações afirmativas, tanto em processos seletivos para alunos(as) quanto em concursos para servidores técnico-administrativos e professores. “É um encontro de interesses e ações em torno de um tema tão importante quanto o tratado aqui hoje. Para a universidade, esta tarde representa uma grande alegria”, afirmou o reitor.
O encontro em Campina Grande contou ainda com a presença dos(as) juízes(as) auxiliares do TJPB Fábio Araújo, Lua Yamaoka e Michelini Jatobá; da defensora pública e presidente da Aemp, Maria da Glória Oliveira; do magistrado José Ferreira Ramos Júnior; da gerente de Primeiro Grau, Maria dos Remédios; e do procurador-geral da UFCG, Cássio Mota de Sabóia.
Já na Capital, a reunião teve a participação da professora Mojana Vargas, do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi).