A 2ª edição do Usina de Verão 2026 chega ao fim neste domingo, 1º de fevereiro, na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa, reunindo música, dança, artes visuais, performances e experiências audiovisuais em uma programação gratuita e diversa.
As atividades começam a partir das 16h, com a Feira Analógica, que permanece aberta ao público até o encerramento do evento. Inspirada no universo das décadas de 1980 e 1990, a feira reúne brinquedos de época, eletrônicos antigos, câmeras analógicas, videogames clássicos, discos de vinil, CDs, equipamentos de som vintage, quadrinhos, livros, DVDs e brechós especializados.
A partir das 19h, o público confere uma programação que valoriza a cultura popular e a música negra urbana, além de projeções visuais que transformam o espaço da Tenda em uma experiência imersiva. Durante a noite, os VJs Chico Abreu, Abreu, Metralha e Rieg realizam intervenções audiovisuais com projeções em larga escala, unindo imagem, som e movimento.
O encerramento do Usina de Verão destaca a ocupação da pista de dança como espaço de celebração e liberdade, com sets que passeiam por diferentes vertentes da música negra, reunindo referências do soul, R&B, funk, hip hop, disco, house e brasilidades.
A programação do Usina de Verão 2026 é realizada por meio do Edital de Ações Continuadas do Programa ICMS Cultural Paraíba 2025, com produção do Instituto Energisa, patrocínio do Grupo Energisa e realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e do Governo da Paraíba.
Evento: Usina de Verão 2026
Data: Domingo, 1º de fevereiro
Local: Usina Cultural Energisa – João Pessoa (PB)
Horário: A partir das 16h
Entrada: Gratuita
Mais informações: @institutoenergisa | @usinaculturaljp


