Mais da metade da população que vive em João Pessoa considera eficiente o trabalho das polícias Militar e Civil da Paraíba. É o que apontam os números da pesquisa realizada pelo Instituto Click de Pesquisa (ICP) entre os dias 5 e 22 de novembro de 2025 com moradores e turistas da capital paraibana.
Apesar da mesma consulta ter registrado altos índices de medo de ser vítima de algum crime, a consulta apontou que 58,1% dos pessoenses veem eficiência no trabalho da Polícia Militar e da Polícia Civil, sendo que, destes, 23,1% consideram MUITO EFICIENTE e 35,0% PARCIALMENTE EFICIENTE. Como observou o ClickPB, a pesquisa do ICP aponta que apenas 19,4% consideraram entre POUCO EFICIENTE e NADA EFICIENTE.
Já na visão dos 120 turistas entrevistados, os resultados da pesquisa mostram que aproximadamente 51% destes veem eficiência no trabalho da Polícia Militar e da Polícia Civil. 31,7% dos turistas não responderam ou não opinaram sobre o trabalho da polícia militar e civil.
Para os entrevistados, segundo captaram os pesquisadores que foram às ruas em João Pessoa para ouvir 400 pessoas que moram em bairros de todas as regiões da cidade, o principal responsável pela insegurança, na verdade, são as LEIS BRANDAS. Aplicando perguntas de respostas múltiplas, o ICP identificou que 25,8% dos moradores apontaram a fragilidade da legislação penal no Brasil para motivação de cometimento crimes. Em segundo lugar, no quesito responsabilidade, vem a atuação do Poder Judiciário. 23,9% consideram FALHAS NA JUSTIÇA como responsável pela insegurança. Na sequência, Governo do Estado (18,9%), Governo Municipal (15,5%) e polícias com apenas 12,1% das indicações.
LEIA MAIS
O Instituto Click de Pesquisa ouviu 400 moradores de João Pessoa e ainda 120 turistas que visitaram a capital durante o período de coleta. O trabalho foi coordenado pelo professor da Universidade Federal da Paraíba, o estatístico Hemílio Coelho, e pela pesquisadora Tâmara Monique. O resultado da pesquisa é publicado, em primeira mão, pelo ClickPB nesta semana.
Além da visão da população sobre a ação das polícias e percepção da segurança pública, o trabalho abrangeu ainda avaliação dos impactos do turismo na capital, bem como os níveis de satisfação com trânsito e a limpeza urbana.
ClickPB


