O poeta e advogado criminalista Dudu Morais foi encontrado morto em seu sítio, localizado no município de Tabira, no Sertão do Pajeú pernambucano, na manhã desta terça-feira (30).
Dudu Morais ganhou repercussão estadual em 2019, quando foi absolvido da acusação de homicídio contra o tio, Clênio Evandro Cordeiro, de 42 anos. O caso ocorreu em 18 de janeiro daquele ano, na Rua Rosa Xavier, após um desentendimento entre ambos. O julgamento foi presidido pelo juiz Jorge William Fredi.
Na ocasião, a maioria dos jurados acolheu a tese apresentada pela defesa, formada pelos advogados José Ricardo Cavalcanti, Klênio Pires e Renan Marques, que sustentaram a legítima defesa putativa, além do pedido de absolvição por clemência.
Reconhecido no meio cultural, Dudu Morais era considerado um dos poetas mais talentosos de sua geração, com versos marcados por sensibilidade e profundidade.
Um de seus poemas mais conhecidos dizia:
“Minha história é um texto sem resumo
Ora ao lado de alguém, ora sozinho…
Que perder-se também é um caminho
Onde só os mais fortes buscam rumo.
Se você quer ir mesmo? Eu me acostumo!
E prometo sorrir na despedida
Se voltares depois, direi: ‘Querida,
Não voltei pra você nem pra ninguém,
Que na vida tirando o ‘V’ que tem
As três letras restantes são de ‘IDA’.”
As circunstâncias da morte estão sendo apuradas pelas autoridades competentes. Os primeiros indícios apontam para a possibilidade de que ele tenha tirado a própria vida, mas a causa oficial somente será confirmada após a conclusão das investigações.
Blog do Nill Júnior


