A Paraíba vai contar com um calendário favorável ao descanso em 2026. De acordo com as datas oficiais nacionais, estaduais e municipais, o estado terá 11 feriados ao longo do ano, sendo que nove deles possibilitam feriados prolongados. Apenas um cairá exclusivamente no fim de semana, sem chance de emenda.
O primeiro feriadão já ocorre logo no início do ano. O dia 1º de janeiro, Confraternização Universal, cairá em uma quinta-feira, permitindo a tradicional emenda com a sexta-feira e o fim de semana. Ao longo do ano, outras datas estratégicas também recaem em segundas, terças ou sextas-feiras, ampliando as possibilidades de descanso prolongado para trabalhadores e estudantes.
Entre os feriados nacionais com potencial de feriadão estão a Sexta-feira Santa (3 de abril), Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalho (1º de maio), Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro), Dia da Consciência Negra (20 de novembro) e Natal (25 de dezembro). A Proclamação da República, em 15 de novembro, será o único feriado nacional a cair em um domingo.
No âmbito estadual, o dia 5 de agosto, que celebra Nossa Senhora das Neves, padroeira da Paraíba, e o aniversário do estado, será feriado em todo o território paraibano. A data cairá em uma quarta-feira.
Além disso, feriados municipais aumentam ainda mais o número de dias de folga em cidades como João Pessoa e Campina Grande. Na Rainha da Borborema, destacam-se Corpus Christi (4 de junho), São João (24 de junho), aniversário da cidade (11 de outubro) e Nossa Senhora da Imaculada Conceição (8 de dezembro). Já na capital paraibana, João Pessoa, são feriados municipais o São João, em 24 de junho, e o dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em 8 de dezembro.
O calendário de 2026 também prevê pontos facultativos nacionais, como o período de Carnaval, entre 16 e 18 de fevereiro, Corpus Christi, em 4 de junho, e a véspera de Natal, em 24 de dezembro.
Com um número elevado de feriados prolongados, o calendário de 2026 deve impactar positivamente setores como turismo e comércio, além de permitir melhor planejamento para viagens e momentos de lazer dos paraibanos.
OPIPOCO com PARAÍBA DA GENTE


