Fechar menu

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Reaproximação do União Brasil com o Governo Lula amplia chance de apoio ao projeto de Lucas Ribeiro na Paraíba

    29 de dezembro de 2025

    Lucas minimiza suposta chateação de Veneziano com foto da base governista ao lado de Lula

    29 de dezembro de 2025

    Correios preveem fechar mil agências e 15 mil demissões voluntárias

    29 de dezembro de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Anunciar
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Agora PBAgora PB
    • Início
    • Últimas notícias
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    Agora PBAgora PB
    Lar»CULTURA & ENTRETENIMENTO»Última obra do arquiteto Paulo Mendes da Rocha será inaugurada no Espírito Santo
    CULTURA & ENTRETENIMENTO

    Última obra do arquiteto Paulo Mendes da Rocha será inaugurada no Espírito Santo

    adminPor admin24 de dezembro de 2025Nenhum comentário3 minutos de leitura0 Visualizações
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Tumblr E-mail
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

    [ad_1]

    O projeto Cais das Artes, criado pelo arquiteto em 2007, pretende ser um grande complexo cultural, em Vitória (ES) Foto: Divulgação

    O último projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, um dos principais nomes da chamada “Escola Paulista” de arquitetura modernista, vai ser inaugurado no fim de janeiro de 2026 em Vitória, no Espírito Santo.

    O projeto Cais das Artes, criado pelo arquiteto em 2007, pretende ser um grande complexo cultural com um teatro para 1.300 pessoas, museu, biblioteca e espaços abertos, com o objetivo de integrar arte e a cidade com a baía.

    O projeto foi implantado na Enseada do Suá, em uma extensa esplanada aterrada em frente ao canal que conforma a ilha de Vitória.

    O escritório paulistano Metro Arquitetos (responsável pelo novo prédio do Masp, por exemplo) também assina a colaboração do projeto arquitetônico com Paulo Mendes da Rocha e deu continuidade a obra após a morte do arquiteto em 2021.

    O edifício do museu é estruturado por duas grandes vigas paralelas em concreto armado, elevadas a três metros do solo, com apenas três apoios cada e afastadas entre si por 20 metros.

    Entre elas, organizam-se salões expositivos distribuídos em três níveis principais, com iluminação natural indireta garantida por caixilhos inclinados. Parte do programa do museu concentra-se em uma torre anexa, conectada ao corpo principal por passarelas.

    O projeto do Cais das Artes, da Secretaria da Cultura do Espírito Santo, teve início em 2007, com autoria de Paulo Mendes da Rocha e coautoria de Gustavo Cedroni e Martin Corullon, do Metro Arquitetos. Foto: Divulgação/Bob Wolfenson

    À Coluna Gustavo Cedroni, da Metro Arquitetos, diz que o projeto vai muito além do programa e das edificações em si: “Ele reflete a visão de mundo de Paulo Mendes da Rocha, que sempre defendeu que áreas com frente para o mar fossem espaços públicos e não privados. O Cais das Artes materializa esse ideal e carrega uma forte dimensão afetiva, já que Vitória foi a cidade onde ele nasceu e viveu a sua infância.

    Para nós, que ouvimos tantas histórias sobre a relação do homem com o mar, sobre o sabor das frutas locais e a sombra das árvores, é uma enorme emoção ver esse projeto e essas memórias finalmente realizados”, diz Cedroni.

    Já Martin Corullon, também da Metro Arquitetos, destaca o impacto urbano e simbólico do conjunto. “É um projeto extraordinário porque se trata de uma arquitetura que transforma a paisagem e atua na escala da cidade. É um privilégio ter participado de algo com esse alcance, que além da paisagem, certamente impactará positivamente a cultura da região. Depois de tantos anos de incerteza, é muito gratificante ver um projeto público dessa importância ser concluído com respeito à sua concepção original”.

    Segundo o arquiteto, o Cais das Artes também marca um ciclo profissional: “Do ponto de vista pessoal, o projeto conclui simbolicamente uma parceria de quase trinta anos com Paulo Mendes da Rocha e sintetiza uma visão de arquitetura e de mundo que foi formadora para mim”.

    O arquiteto Paulo Mendes da Rocha Foto: DENISE ANDRADE – AE

    O Projeto

    O projeto do Cais das Artes, da Secretaria da Cultura do Espírito Santo, teve início em 2007, com autoria de Paulo Mendes da Rocha e coautoria de Gustavo Cedroni e Martin Corullon, do Metro Arquitetos. A arquiteta Anna Ferrari também integrou a equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto nessa fase inicial. As obras começaram em 2011, mas foram posteriormente adiadas. Retomado em 2025, o projeto entra agora na fase de abertura ao público, com a entrega gradual do complexo cultural ao longo de 2026.

    [ad_2]

    Source link

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
    admin
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Decreto renova ‘cota de tela’ com mínimo de filmes brasileiros nos cinemas em 2026

    24 de dezembro de 2025

    Mariah Carey vence ação que a acusava de plágio em ‘All I Want for Christmas Is You’; entenda

    24 de dezembro de 2025

    ‘Stranger Things 5’: A que horas estreia o Volume 2 na Netflix?

    24 de dezembro de 2025

    Boutique tradicional paulistana Claudeteedeca completa 50 anos

    24 de dezembro de 2025

    Cillian Murphy é destaque em 1º teaser de ‘Peaky Blinders: O Homem Imortal’; assista

    24 de dezembro de 2025

    Neste Natal, nada como cear na companhia de Chekhov, Cheever e Carver

    24 de dezembro de 2025

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Top Posts

    Rússia lança maior ataque aéreo contra a Ucrânia em três anos

    25 de maio de 20257.267 Visualizações

    Por que a ONU depende de Israel para fornecer suprimentos a Gaza?

    25 de maio de 20257.108 Visualizações

    Com boicote da oposição, venezuelanos vão às urnas neste domingo

    25 de maio de 20253.805 Visualizações
    Não perca

    Reaproximação do União Brasil com o Governo Lula amplia chance de apoio ao projeto de Lucas Ribeiro na Paraíba

    29 de dezembro de 2025

    O vice-governador da Paraíba e pré-candidato do grupo governista, Lucas Ribeiro (PP), afirmou nesta segunda-feira…

    Lucas minimiza suposta chateação de Veneziano com foto da base governista ao lado de Lula

    29 de dezembro de 2025

    Correios preveem fechar mil agências e 15 mil demissões voluntárias

    29 de dezembro de 2025

    Paraíba é contemplada com recursos federais para ações de resposta e recuperação após estiagem

    29 de dezembro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Rússia lança maior ataque aéreo contra a Ucrânia em três anos

    25 de maio de 20257.267 Visualizações

    Por que a ONU depende de Israel para fornecer suprimentos a Gaza?

    25 de maio de 20257.108 Visualizações

    Com boicote da oposição, venezuelanos vão às urnas neste domingo

    25 de maio de 20253.805 Visualizações
    Nossas escolhas

    Em aceno à Rússia, Zelensky propõe zona desmilitarizada em Donetsk

    24 de dezembro de 2025

    Papa Leão XIV comanda sua primeira missa de Natal no Vaticano

    24 de dezembro de 2025

    Saiba por que a árvore é um dos símbolos mais importantes do Natal

    24 de dezembro de 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube Drible
    • Anunciar
    Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados por agorapb.com.br

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.