Fechar menu

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Aston Villa x Manchester United na Premier League: onde assistir ao vivo, horário e escalação

    21 de dezembro de 2025

    Lula vê pesquisas que mostram Ciro à frente do PT no Ceará e vai chamar Camilo para nova conversa

    21 de dezembro de 2025

    Atendente foi estuprada antes de ser morta por companheiro da tia

    21 de dezembro de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Anunciar
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Agora PBAgora PB
    • Início
    • Últimas notícias
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    Agora PBAgora PB
    Lar»CULTURA & ENTRETENIMENTO»Nando Reis fala sobre Cássia Eller: ‘Ela queria alguém que mostrasse quem ela era, e eu ajudei’
    CULTURA & ENTRETENIMENTO

    Nando Reis fala sobre Cássia Eller: ‘Ela queria alguém que mostrasse quem ela era, e eu ajudei’

    adminPor admin21 de dezembro de 2025Nenhum comentário7 minutos de leitura0 Visualizações
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Tumblr E-mail
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail


    Sarah Oliveira fala de regravar Luau, último registro de Cássia Eller: ‘Nando Reis se emocionou’

    Ex-VJ da MTV comenta momentos tocantes da gravação, sua relação com Cássia e a importância do canal musical nos anos 2000. Crédito: Sabrina Legramandi/Estadão

    Foto: Felipe Rau/Estadão

    Nando Reiscantor e compositor

    Basta ouvir All Star, canção que Nando Reis fez para Cássia Eller (1962-2001), para perceber que a relação entre eles era de amor, no mais amplo sentido desse sentimento.

    “Estranho seria se eu não me apaixonasse por você”, diz o primeiro verso. Lançada depois da morte de Cássia – a cantora morreu no dia 29 de dezembro de 2001 -, a música é uma das que estão no repertório do Corona Luau MTV 2025 Cássia Eller, show que será apresentado em São Paulo neste domingo, 21, no Parque Ibirapuera.

    Nando conduz sua homenagem tendo como convidados no palco a cantora Céu, o trio Os Garotin e a percussionista Lan Lanh, que tocou na banda de Cássia e estava com a cantora em seus últimos momentos de vida. A apresentação é de Sarah Oliveira.

    A escolha de Cássia para essa reedição do Luau MTV é mais do que justa. Foi o último programa que a cantora gravou, dez dias antes de sua morte. Na época, a MTV exibiu a atração no começo do ano seguinte, como um tributo à cantora.

    Nando Reis e Cássia Eller, durante o show ‘Acústico MTV’, em 2001. Os dois estabeleceram cumplicidade na vida e no palco Foto: Wilton Junior/Estadão

    Nando estava lá e, agora, acha pertinente que esteja também nesta nova celebração à obra de Cássia. “Tenho propriedade para apresentar essa fração do trabalho da Cássia”, diz. “Eu acho que isso é bom porque a Cássia Eller precisa ser conhecida”, completa o compositor, se referindo às novas gerações.

    Em conversa com o Estadão, Nando, além de falar sobre o Luau – o show, gravado em Maresias, litoral de São Paulo, antes de sair em turnê, já está disponível no YouTube -, relembrou o tempo que produziu o álbum Com Você… Meu Mundo Ficaria Mais Completo, no qual Cássia experimentou uma maneira de cantar mais suave e se abriu para uma sonoridade mais diversa do que vinha apresentando até aquele momento.

    Nando também responde sobre uma história que aparece na nova biografia de Cássia, Eu Queria Ser Cássia Eller. O autor, Tom Cardoso, afirma que a cantora teria sido obrigada a gravar a canção Palavras ao Vento, de Marisa Monte e Moraes Moreira, que faz parte deste álbum produzido por Nando. O cantor acha que, passados quase 30 anos da morte da amiga, a questão é irrelevante – a música se tornou um dos maiores sucessos da carreira dela.

    “As pessoas se interessam muito por estas questiúnculas. O fato é que a música foi gravada, ganhou uma versão magnífica dela e permanece vivíssima”, diz.

    Há uma geração que não a acompanhou em tempo real, que não a viu nos palcos, nos festivais, tão procurados atualmente. Neste sentido, o que o ‘Luau MTV’ pode contribuir para apresentar a música de Cássia Eller ao público mais jovem?

    Eu acho que o Luau também era a marca de um programa que estava, digamos assim, inativo. Então, são duas associações que se justificam, justamente porque o programa que a Cássia fez no Luau MTV talvez tenha sido a última aparição dela na TV. Eles me convidaram justamente porque eu estava trabalhando com a Cássia nesse momento do Luau, no qual, inclusive, eu fui convidado a estar. Sou um artista que continua atuando, acho que meu nome é reconhecível para quem quiser acompanhar o meu trabalho e tenho propriedade para apresentar essa fração do trabalho da Cássia, que é o foco maior desse show do Luau. Eu acho que isso é bom porque a Cássia Eller precisa ser conhecida. Quem não conhece está marcando touca, tem que ouvir!

    Os Garotin, com quem você está trabalhando pela primeira vez, tem uma leveza e uma felicidade no palco que muito se parece com o que Cássia gostava de transmitir também. Fale sobre esse encontro com eles, um trio jovem e com tantas referências musicais, algo fundamental para a profissão…

    Está sendo maravilhoso. Eles são muito bons, temos uma ótima sintonia e afinidade no palco, que é um elemento sobre o qual não se tem muito controle, sabe? Você não decide essas afinidades, elas se dão por uma ordem misteriosa. Fizemos ensaios, a gravação do programa e dois shows. E, pelo pouco tempo de convivência, é surpreendente a força da relação, a espontaneidade com que ela se dá, a naturalidade. E acho que tem, sim, uma coisa que é semelhante a Cássia. A Cássia era uma pessoa com um grau de irreverência que é importante, né? Às vezes, o artista se leva muito a sério, e isso soa até um pouco patético.

    O disco ‘Com Você… Meu Mundo Ficaria Mais Completo’ é o maior espelho da relação entre você e Cássia. É o que apresenta também a Cássia diferente, cantando mais suave, explorando mais possibilidades de arranjos e gêneros musicais. Por que foi importante, naquele momento, apresentar uma cantora diferente de que todos estavam acostumados a ouvir? E mais: como lidaram com as críticas por justamente fazerem isso?

    Vou começar pelo final. Se houve críticas em relação a este disco, sobre este aspecto, elas são tão idiotas que não mereciam nem atenção. Eu já há muito tempo não dou bola para críticas. Então… nem me lembro!

    Essa minha decisão — ou, digamos, a direção de apresentar a amplidão da Cássia, a amplitude do seu gosto — era algo quase óbvio. E isso foi ficando ainda mais claro a cada vez que eu a conhecia melhor no período de pré-produção deste disco. Todos os estigmas, ou categorizações, são sempre redutores, empobrecedores, burras mesmo. E para nós era natural, não se tratava de um conceito imposto, do tipo: ‘Ah, vamos fazer isso porque agora isso vai ficar legal’. Não. Era simplesmente olhar e ver o tamanho dela, quem ela era, e ouvir o que ela queria, né? E ela queria alguém que mostrasse quem ela era, e eu ajudei a fazer isso.

    Acaba de sair uma nova biografia de Cássia Eller na qual o autor, Tom Cardoso, afirma que Cássia foi ‘praticamente obrigada’ a gravar ‘Palavras ao Vento’ no disco no qual você era o produtor. No livro, a insistência para que ela fizesse a gravação ora recai sobre você e Luiz Brasil [os produtores], ora sobre o Leonardo Netto [empresário de Cássia à época]. Qual sua versão para esse fato?

    Fatos como esse, que ocorreram há 27 anos, não têm explicação. Eu acho que tudo é uma somatória. Eu estava lá, eu era produtor do disco. De fato, essa música ela tinha uma certa relutância em cantar. No entanto, ela cantou e gravou. Ninguém a forçou a gravar; houve apenas algumas conversas sobre isso. E eu, da minha parte, a única coisa que posso dizer é isso: achei que aquela música — que é uma belíssima música — fazia sentido dentro do disco, e ela a interpretou magnificamente bem.

    Aliás, essa música, quando apresentada no show do Luau, é uma das que mais emocionam as pessoas. Então, quem fez, quem não fez, isso tudo é irrelevante, sabe? Perto do que realmente importa. É curioso, não é? As pessoas se interessam muito por estas questiúnculas. O fato é que a música foi gravada, ganhou uma versão magnífica dela e permanece vivíssima.

    ‘Corona Luau MTV’ ao vivo

    • Data: 21 de dezembro de 2025 (domingo)
    • Local: Plateia Externa do Auditório Ibirapuera. Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 10 – Parque Ibirapuera
    • Horário de abertura: 15h
    • Classificação etária: Maiores de 18 anos
    • Ingressos: R$ 350



    Source link

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
    admin
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Quem foi Eliane de Grammont, cantora assassinada no palco por Lindomar Castilho, seu ex-marido

    21 de dezembro de 2025

    Sociedade a favor da transparência do judiciário

    21 de dezembro de 2025

    Estadão terá nova cobertura de tecnologia a partir de 2026

    21 de dezembro de 2025

    Pode ser doloroso para alguns, mas é hora de reconhecer: a internet Millennial está morta

    21 de dezembro de 2025

    Natal: Por que uma festa tão bonita tem tanta gente deprimida?

    21 de dezembro de 2025

    Lindomar Castilho matou a ex-esposa, Eliane de Grammont, em crime que chocou o Brasil; relembre

    20 de dezembro de 2025

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Top Posts

    Rússia lança maior ataque aéreo contra a Ucrânia em três anos

    25 de maio de 20257.211 Visualizações

    Por que a ONU depende de Israel para fornecer suprimentos a Gaza?

    25 de maio de 20257.065 Visualizações

    Com boicote da oposição, venezuelanos vão às urnas neste domingo

    25 de maio de 20253.786 Visualizações
    Não perca

    Aston Villa x Manchester United na Premier League: onde assistir ao vivo, horário e escalação

    21 de dezembro de 2025

    Aston Villa e Manchester United se enfrentam neste domingo, 21, a partir das 13h30 (de…

    Lula vê pesquisas que mostram Ciro à frente do PT no Ceará e vai chamar Camilo para nova conversa

    21 de dezembro de 2025

    Atendente foi estuprada antes de ser morta por companheiro da tia

    21 de dezembro de 2025

    Vereador Tertuliano Maracajá declaraapoio à pré-candidatura de Adriano Galdino

    21 de dezembro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Rússia lança maior ataque aéreo contra a Ucrânia em três anos

    25 de maio de 20257.211 Visualizações

    Por que a ONU depende de Israel para fornecer suprimentos a Gaza?

    25 de maio de 20257.065 Visualizações

    Com boicote da oposição, venezuelanos vão às urnas neste domingo

    25 de maio de 20253.786 Visualizações
    Nossas escolhas

    Premiê australiano é vaiado durante homenagem a vítimas de atentado

    21 de dezembro de 2025

    Australianos homenageiam vítimas do massacre antissemita em Sydney

    21 de dezembro de 2025

    As opções do Mercosul caso o acordo com a UE naufrague

    21 de dezembro de 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube Drible
    • Anunciar
    Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados por agorapb.com.br

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.