Os alunos do curso de música do PRIMA – Programa de Inclusão Social Através da Música e das Artes, da cidade de Monteiro, participam na próxima segunda-feira (22), às 19h, do Grande Concerto 2025, no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa.

O evento marca os 13 anos de atuação do programa e terá como homenageado o cantor e compositor Chico César, que se apresentará ao lado da orquestra formada por crianças, adolescentes e professores dos polos do Prima. Atualmente o Prima conta com 16 polos em 13 municípios.
A Banda Sinfônica Zabé da Loca é formada por 25 crianças e adolescentes, oriundos das redes pública municipal e estadual de ensino, que durante todo o ano frequentam as aulas de teoria e prática musical, com seu corpo de professores e mestres com formação em Música.
A orquestra do próximo dia 22 será composta por 60 coralistas e 220 musicistas, sob a regência do maestro Rainere Travassos. O repertório foi dividido em três momentos:
No primeiro, a orquestra formada só por alunos do programa tocará seis músicas que são: Symphony № 1, de Gustav Mahler; Aragonaise, de Geordes Bizet; New World Symphony, de Atonin Dvorak; Coisa № 1, de Moacir Santos; Floresta Azul, de Letieres Leite e um Pout – Pourri Natalino, de Folk Song.

No segundo momento, Chico César com a orquestra do Prima, apresentarão as músicas: Pensar em você; Estado de Poesia; Palavra Mágica; À primeira vista; Negão/Mand’ela, de composição de Chico César e a última música do segundo momento, Mama África/Brilho de Beleza/Para não dizer que não falei das flores, de composição de Chico César, Negro Tanga e Geraldo Vandré.
No terceiro momento, final do concerto, haverá apresentação de Chico César, coro e orquestra do Prima, com as músicas: Paraíba meu amor e Deus me proteja, de Chico César. Por fim será apresentada a música, Pedra de Responsa, de Chico César e Zeca Baleiro.
Criado pelo Governo da Paraíba, o Prima é uma política pública voltada para a inclusão social, fortalecimento da cidadania e democratização do acesso à arte. Presente em cidades como João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Patos e Sousa, o programa promove a difusão da música em sua diversidade e oferece oportunidades de formação artística para centenas de jovens.


