LOS ANGELES (AP) — Nick Reiner fez sua primeira aparição no tribunal em Los Angeles na quarta-feira, 17, sob duas acusações de homicídio qualificado pela morte de seus pais, o ator e diretor Rob Reiner e sua esposa Michele Singer Reiner, enquanto os outros dois filhos do casal fizeram sua primeira declaração pública sobre a perda devastadora.
Nick Reiner, de 32 anos, não se declarou culpado ao comparecer por trás de um vidro em uma área de custódia no grande tribunal de Los Angeles, onde os réus recém-acusados são indiciados. Ele estava algemado e vestindo um avental azul acolchoado de prevenção ao suicídio, usado na prisão.

Rob Reiner, à direita, com a esposa Michele e os filhos Jake Romy e Nick, o último à direita; Nick é acusado de matar os pais Foto: Evan Agostini/Invision/AP
Seu indiciamento foi adiado para 7 de janeiro, a pedido de seu advogado. Ele falou apenas para dizer “sim, meritíssimo” ao concordar com a data. Ele está preso sem direito a fiança.
Seu irmão mais velho, Jake Reiner, e sua irmã mais nova, Romy Reiner, divulgaram sua declaração por meio de um porta-voz da família.
“As palavras não podem sequer começar a descrever a dor inimaginável que estamos sentindo a cada momento do dia”, disseram eles. “A perda horrível e devastadora de nossos pais, Rob e Michele Reiner, é algo que ninguém jamais deveria experimentar. Eles não eram apenas nossos pais; eles eram nossos melhores amigos.”
O irmão e a irmã disseram que estão “gratos pela onda de condolências, bondade e apoio que recebemos não apenas de familiares e amigos, mas de pessoas de todas as esferas da vida. Agora pedimos respeito e privacidade, para que a especulação seja temperada com compaixão e humanidade, e para que nossos pais sejam lembrados pelas vidas incríveis que viveram e pelo amor que deram.”
Após a audiência no tribunal, o advogado de Nick Reiner, Alan Jackson, chamou o caso de “uma tragédia devastadora que se abateu sobre a família Reiner”. Ele disse que o processo será muito complexo e pediu que as circunstâncias sejam vistas “sem pressa de julgar, e sem levar a conclusões precipitadas”.
Jackson se recusou a responder perguntas gritadas por dezenas de repórteres que o cercavam e não abordou a culpa ou inocência de seu cliente.
Nick Reiner foi acusado na terça-feira de matar Rob Reiner, de 78 anos, e Michele Singer Reiner, de 70.
Eles foram mortos em algum momento nas primeiras horas da manhã de domingo, disse o Ministério Público. Eles foram encontrados mortos com facadas no final da tarde em sua casa no bairro nobre de Brentwood, no lado oeste de Los Angeles, disseram as autoridades.
Nick Reiner não resistiu quando foi preso horas depois na área do Exposition Park, perto da Universidade do Sul da Califórnia, a cerca de 14 milhas (22,5 quilômetros) da cena do crime, disse a polícia.
As duas acusações de homicídio qualificado vêm com circunstâncias especiais de múltiplos homicídios e uma alegação de que o réu usou uma arma perigosa, uma faca. As adições podem significar uma sentença maior.
O promotor distrital Nathan Hochman disse em uma coletiva de imprensa na terça-feira que seu gabinete ainda não decidiu se buscará a pena de morte.
Rob Reiner foi o astro vencedor do Emmy da sitcom Tudo em Família (All in the Family) e passou a dirigir filmes como Conta Comigo, A Princesa Prometida e Harry e Sally – Feitos Um Para o Outro, cuja estrela, Meg Ryan, prestou homenagem aos Reiners na quarta-feira.
“Obrigada, Rob e Michelle, pela maneira como vocês acreditam no amor verdadeiro, em contos de fadas e em risadas. Obrigada pela sua fé no melhor das pessoas e pelo seu profundo amor pelo nosso país”, disse Ryan em um post no Instagram. “Tenho que acreditar que a história deles não terminará com esta tragédia impossível.”
Rob Reiner conheceu Michele Singer Reiner durante as filmagens da clássica comédia romântica, e ele disse que o encontro o inspirou a mudar o filme para ter um final feliz.
Billy Crystal, um amigo próximo de Rob Reiner por décadas, ao lado de um grupo formado também por Albert Brooks, Martin Short e Larry David, divulgou uma declaração lamentando a perda e celebrando o casal na noite de terça-feira.
“Eles eram uma força especial juntos — dinâmicos, altruístas e inspiradores”, dizia a declaração. “Éramos amigos deles e sentiremos sua falta para sempre.”
Rob Reiner tem outra filha, Tracy Reiner, de seu primeiro casamento, com a atriz e diretora Penny Marshall.
O advogado de Nick Reiner, Jackson, é um advogado de defesa de alto nível e ex-promotor do condado de Los Angeles que representou Harvey Weinstein em seu julgamento em Los Angeles e Karen Read em seus intensos julgamentos em Massachusetts. Ele foi uma figura central no documentário da HBO sobre o caso Read.
Do outro lado estará o vice-promotor distrital Habib Balian, cujos casos recentes incluíram a tentativa de novosentenciamento dos irmãos Menendez e o julgamento de Robert Durst.
As autoridades não disseram nada sobre um motivo para os assassinatos e deram poucos detalhes quando questionadas na coletiva de imprensa.


