[ad_1]
Se você foi demitido neste ano, é provável que esteja ocupado cumprindo aquele checklist básico para conseguir o próximo emprego.
Você precisa melhorar o currículo, começar a procura online e se conectar com antigos colegas e contatos profissionais. Mas há mais uma coisa que você deve fazer agora, dizem os especialistas. Se você está na rede social profissional LinkedIn, alguns movimentos estratégicos podem aumentar sua visibilidade para gestores de contratação e recrutadores.
“Está muito mais difícil entrar no mercado de trabalho agora,” diz Elise Gould, economista sênior no Economic Policy Institute. “Os empregadores simplesmente não estão contratando na mesma taxa que contratavam no ano passado ou nos anos anteriores.”

Se LinkedIn pode ajudar a encontrar novo emprego com algumas mudanças importantes Foto: Chinnapong – stock.adobe.com
De Amazon a Meta, Walmart e Starbucks, novos dados mostram que as demissões nos EUA aceleraram em outubro, elevando o total para 1,1 milhão, um nível não visto desde 2020. Embora o mercado de trabalho possa ser particularmente desafiador para alguns, especialmente para aqueles em indústrias que estão reduzindo ou jovens que estão entrando na força de trabalho, a taxa de vagas de emprego permaneceu relativamente estável — o que significa que ainda há oportunidades para quem procura emprego, diz Gould.
Aqui estão algumas coisas que você pode fazer no LinkedIn para aumentar suas chances de conseguir seu próximo trabalho.
Abra sua nova empresa de consultoria
Algumas pessoas se preocupam em mostrar que um emprego terminou sem poder adicionar um novo emprego. Então adicione um novo emprego, disse Michelle Volberg, fundadora de uma empresa de busca executiva e CEO da Twill, uma plataforma de recomendação de talentos.
“O mercado de trabalho está tão competitivo agora, você realmente precisa se destacar e quer fazer isso de maneiras bem elaboradas”, ela disse. “Crie valor.”
Comece abrindo uma empresa de responsabilidade limitada, o que geralmente envolve preencher alguns papéis e pagar uma taxa. Comece a construir um portfólio de projetos e clientes, que a princípio podem ser seus amigos e familiares que deixem você fazer algumas coisas de graça, disse Volberg. Depois faça uma lista de 25 empregadores para os quais você quer trabalhar e ofereça seus serviços de consultoria gratuitos. Você pode dizer algo como, “Estou interessado na missão da sua empresa e tenho algumas ideias que gostaria de compartilhar com você gratuitamente que podem ajudar você com” um cliente específico. A ideia é dar a eles uma prévia no contato inicial sem revelar suas ideias. Guarde-as para uma reunião por Zoom ou presencial, diz Volberg.
Seja claro sobre os limites do seu trabalho, incluindo o escopo do projeto e as expectativas de tempo. Coloque-os por escrito. Use o tempo para criar valor e estabelecer um relacionamento com o empregador, mas não ofereça trabalho gratuito além de 30 dias, disse Volberg. Depois de concluir três ou quatro projetos, comece a cobrar. Você pode pesquisar taxas de mercado por meio do ChatGPT e outros serviços de IA e verificá-los com contatos ou profissionais em grupos de redes sociais da indústria, incluindo aqueles no Slack, diz Volberg.
No final, você pode ter uma porta aberta em um novo empregador ou um novo caminho para trabalhar por conta própria.
Não minta sobre a pausa
Atualize seu LinkedIn assim que puder para sinalizar que você não trabalha mais no seu empregador. Se você não estiver interessado em consultoria, pode atualizar seu perfil do LinkedIn para incluir uma pausa na carreira.
O recurso está em “Experiência” no seu perfil e permite incluir detalhes e habilidades que possam ser úteis para os empregadores durante o seu desemprego.
“Certifique-se de incluir o que você está fazendo nesse tempo que possa ser visto como habilidades transferíveis,” disse Catherine Fisher, especialista em carreiras no LinkedIn.
Você pode incluir um projeto comunitário que liderou ou uma campanha de marketing que fez para a arrecadação de fundos da escola do seu filho, ou talvez você tenha construído algo com IA que ajudou uma organização voluntária a melhorar seus processos. “Alfabetização em IA é uma habilidade importante, assim como comunicação, liderança e colaboração,” disse Fisher sobre o que os empregadores procuram. “Maneiras de mostrar que você possui essas habilidades são importantes.”
Mostre sua expertise
Encare: Você tem habilidades e conhecimento. É hora de compartilhar isso com sua rede profissional para ajudar a obter visibilidade, disse Volberg.
Publique regularmente postagens reflexivas ou educacionais relevantes para pessoas da sua indústria, curta as postagens de outras pessoas e deixe comentários inteligentes.
“É altamente subestimado”, disse Volberg. “Você pode realmente se destacar publicando como um líder de pensamento.”
Recrutadores e gerentes de contratação estão sempre procurando, disse Volberg. Mesmo que eles não saibam que você está disponível para contratar, se eles gostarem de você, é mais provável que enviem uma mensagem. Publicar e se engajar publicamente com outros sobre tópicos do setor ajuda a aumentar seu alcance.
Indique que você está procurando
Avise as pessoas saberem que você está procurando emprego. Existem várias maneiras de fazer isso, dependendo do seu nível de conforto.
Uma maneira de fazer isso é clicar no botão “aberto a” abaixo do seu nome no seu perfil e selecionar “buscando um novo emprego.” Você pode definir preferências como títulos de trabalho e locais, além de escolher se apenas os recrutadores podem ver ou todos os membros do LinkedIn. Se você escolher todos os membros do LinkedIn, um quadro verde aparecerá ao redor da sua foto de perfil com a mensagem “#OpenToWork.”
O banner é a melhor maneira de lembrar a todos em sua rede que você está procurando e os dados do LinkedIn mostram que as pessoas têm mais chances de serem notadas dessa forma, disse Fisher. Mas alguns gerentes de contratação podem ver isso como o trabalhador não sendo requisitado, Volberg alertou.
Outra maneira de sinalizar que você está disponível é postar sobre sua demissão na rede. Conte sua história, explique sua experiência e diga o que está procurando.
Interaja com empregadores
Procure por empregadores para quem você gostaria de trabalhar, siga suas páginas e conecte-se com pessoas que trabalham para eles em suas redes diretas ou estendidas.
O LinkedIn lançou recentemente pesquisas de pessoas e empregos com suporte de IA, que permitem aos usuários solicitar o que estão procurando usando linguagem natural. Você pode digitar algo como “gerentes de produto que trabalham na Apple”, e o LinkedIn pode exibir pessoas relevantes. Da mesma forma, você pode dizer, “Estou procurando um cargo de vendas em tempo integral em serviços financeiros” para encontrar empregos que possam se encaixar.
Siga as páginas dos empregadores dos seus sonhos para que você possa receber atualizações deles e para que os recrutadores possam perceber que você está interessado, disse Fisher. Envie mensagens para pessoas que são conexões de primeiro ou segundo grau. Elas também podem ser capazes de fazer apresentações.
“Um segredo que sempre compartilho é que todos adoram falar sobre si mesmos, então apenas diga: ‘Quero aprender sobre você’”, disse Volberg. “Encontre maneiras de trazer valor para eles.”
Ser demitido em um mercado de trabalho competitivo pode ser desgastante. Mas pense nisso como um rompimento realmente difícil, com o LinkedIn ajudando você a ‘brilhar’, disse Volberg.
“Você pode ficar no sofá com um pote de sorvete por alguns dias, mas depois levante-se”, ela disse.
Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial.Saiba mais em nossa Política de IA.
[ad_2]
Source link

