[ad_1]
Silvio Santos é recriado com IA para inauguração do SBT News
Holograma do apresentador, que morreu em 2024, fez discurso em evento que contou com a presença de autoridades. Crédito: SBT News
Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcar presença na cerimônia de estreia do SBT News na última sexta-feira, 12, muitas pessoas questionaram o posicionamento político da família Abravanel, incluindo o cantor Zezé Di Camargo, que pediu publicamente ao SBT o cancelamento de seu especial de Natal, marcado para ir ao ar no próximo dia 17.
O cantor chegou a dizier que decisões recentes do canal estariam em desacordo com os valores defendidos por Silvio Santos (1930-2024).
O apresentador, porém, sempre se mostrou receptivo a todos os presidentes da República. Ele manteve, ao longo de sua trajetória, uma relação próxima e pragmática com a política brasileira, especialmente por ser concessionário de um grande canal de televisão, o SBT. Embora nunca tenha sido um militante partidário, ele sempre dialogou com diferentes governos, independentemente da orientação ideológica, buscando preservar seus negócios e a estabilidade de suas empresas.

Silvio Santos ao lado do presidente Lula, em encontro no Palácio do Planalto, em Brasília, em 22 de setembro de 2010 Foto: Ricardo Stuckert / PR / Divulgação
Nos anos 1980 e 1990, Silvio teve contatos frequentes com presidentes como João Figueiredo, José Sarney e Fernando Collor de Mello.
Entre 1981 e 1996, inclusive, o SBT chegou a ter um quadro chamado A Semana do Presidente, que mostrava as atividades oficiais presidenciais dentro do Programa Silvio Santos.
O momento mais marcante da ligação direta de Silvio com a política ocorreu em 1989, quando tentou se candidatar à Presidência da República. A candidatura, lançada de forma surpreendente, acabou sendo barrada pela Justiça Eleitoral por questões legais, mas revelou sua extrema popularidade no País.
Após esse episódio, o ‘Homem do Baú’ se afastou de disputas eleitorais. Ainda assim, continuou a ter relação institucional com presidentes posteriores, como Fernando Henrique Cardoso, Lula, Dilma Rousseff e Jair Bolsonaro, sempre reforçando a imagem de um empresário que preferia influenciar indiretamente, por meio do diálogo, e não pela atuação política formal.
Na biografia Topa Tudo por Dinheiro: As Muitas Faces do Empresário Silvo Santos, o jornalista Mauricio Stycer afirma que “Silvio nunca negou sorrisos nem elogios aos presidentes do Brasil”.
“Sou um concessionário, um ‘office-boy’ de luxo do governo. Faço aquilo que posso para ajudar o país e respeito o presidente, qualquer que seja o regime”, resumiu Silvio em entrevista de 1988, reproduzida no livro.
Carta aberta do SBT
Após as críticas feitas por Zezé e usuários das redes sociais, o SBT divulgou nesta segunda, 15, uma carta aberta assinada pela presidente da emissora, Daniela Abravanel Beyruti, afirma que o lançamento do SBT News está alinhado a um projeto de jornalismo confiável, plural e apartidário.
Sem citar o nome de Zezé Di Camargo, o texto responde às críticas feitas pelo cantor. “Nosso jornalismo segue uma carta com princípios do meu pai e fundadores”, diz o comunicado.
Segundo a presidente, a criação do novo canal de notícias surge como resposta à “falta de diálogo” no País e se baseia em princípios de imparcialidade e isenção. Daniela também destacou que o SBT foi reconhecido em pesquisas recentes do Instituto Reuters como um veículo com alto índice de confiança e credibilidade, o que, segundo ela, sustentou a decisão de investir em um projeto voltado à apuração dos fatos.
Daniela afirmou ainda que a inauguração do SBT News, realizada na última sexta-feira, 12, buscou refletir a pluralidade institucional brasileira, com representantes do Executivo, do Judiciário e do Legislativo. De acordo com o comunicado, a proposta é entregar um jornalismo “sem partido, sem lado”, que não recorra a algoritmos, não incentive a polarização e não utilize inteligência artificial para distorcer informações.
Por fim, a presidente do canal lamentou interpretações equivocadas sobre o projeto e convidou o público a acompanhar a programação para formar sua própria opinião. “Amamos nosso País, torcemos por ele, amamos nosso povo, trabalhamos para ele.”
[ad_2]
Source link

