O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) confirmou, nesta segunda-feira (15), a cassação dos mandatos do prefeito de Cabedelo, André Coutinho (Avante), e da vice-prefeita Camila Holanda (PP). A decisão ocorreu após a rejeição dos embargos apresentados pela defesa e tem efeito imediato. Com isso, o presidente da Câmara Municipal, vereador Edvaldo Neto (Avante), assume interinamente o comando do Executivo municipal.
A decisão foi oficialmente comunicada à Câmara de Cabedelo, que convocou sessão solene para a posse de Edvaldo Neto às 17h, no plenário da Casa Legislativa. A cassação dos mandatos foi definida pelo TRE-PB em julgamento realizado no dia 17 de novembro, ocasião em que também foi determinada a perda do mandato do vereador Márcio Alexandre (União Brasil).
Os três foram condenados por abuso de poder político e econômico, compra de votos, uso indevido de recursos públicos durante a campanha eleitoral e pela suposta interferência de organização criminosa no processo eleitoral.
Na mesma decisão, o ex-prefeito Vitor Hugo Castelliano foi declarado inelegível pelo período de oito anos. De acordo com o entendimento da Corte Eleitoral, ele teria sido responsável por nomeações de pessoas com vínculos com o crime organizado para cargos na administração municipal.
Com a rejeição dos embargos, Cabedelo deverá passar por uma eleição suplementar para a escolha de novo prefeito e vice-prefeito. Até a realização do novo pleito, a administração municipal ficará sob a gestão interina do presidente da Câmara.
Redação


