O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), disse nesta segunda-feira (01/12), em São Paulo, que pretende aprovar a PEC da Segurança Pública no Congresso ainda neste ano.
Em evento onde foi homenageado pelas Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), Motta afirmou que o compromisso da gestão dele na Câmara é “com um Brasil mais seguro”.
Segundo ele, o texto deverá começar a ser discutido amanhã no Colégio de Líderes e, na próxima quinta, ser apresentado na Comissão Especial.
“Se Deus quiser, antes do final do ano, antes do recesso das festas de final de ano, queremos poder aprovar no plenário da Câmara dos Deputados a PEC da Segurança Pública, que se soma a outras matérias aprovadas até aqui, demostrando o compromisso da Câmara dos Deputados com um Brasil mais seguro”, disse.
Motta recebeu uma medalha da Rota ao lado de outros políticos, como o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), e o deputado Carlos Sampaio (PSD).
Apresentada pelo governo Lula, a PEC da Segurança já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e aguarda análise da comissão especial.
O governo vê a PEC como uma das principais ações para combater o crime organizado, além de avaliar que a proposta pode ser trunfo eleitoral, à medida que a segurança pública se torna mais relevante nas pesquisas de intenção de voto para 2026.
A proposta não tem unanimidade entre os governos e secretários estaduais de segurança. A avaliação é de que a proposta atual pode “engessar” a atuação das forças de segurança locais.
G1


