Praia de Zumbi, Rio do Fogo. Foto: Reprodução/Google Street View
Um estudo, publicado em setembro no Journal of Navigation, da Universidade de Cambridge, indica que local exato onde a expedição de Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil não foi a região de Porto Seguro, no sul da Bahia. Segundo os físicos Carlos Chesman da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Carlos Furtado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), evidências apontam para um local entre os municípios atuais de Rio do Fogo e São Miguel do Gostoso.
Os físicos se baseiam em cálculos realizados a partir dos dados registrados na carta de Pero Vaz de Caminha, primeiro documento escrito sobre o Brasil. Com os dados, o “grande monte, mui alto e redondo” associado ao Monte Pascoal, na Bahia, na verdade seria o monte Serra Verde, em João Câmara, no interior do Rio Grande do Norte.
O estudo afirma que levando em consideração as influências naturais da navegação, os 4 mil quilômetros navegados pelos portugueses desde Cabo Verde até a terra, seria no litoral potiguar. Os físicos acreditam que o desembarque teria ocorrido na praia de Zumbi, em Rio do Fogo.
Pesquisas sobre a chegada dos portugueses no litoral do Rio Grande do Norte existem desde o século passado, como o de Luís da Câmara Cascudo e do almirante Max Justo Guedes.
A UFRN deve sediar em 2026 um colóquio científico para debater o estudo junto à comunidade de historiadores, estimulando novas pesquisas sobre a temática.
*Com informações O Globo


