Por 4 votos a 3, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira (25) manter os direitos políticos da ex-prefeita de Monteiro, Anna Lorena, que agora está totalmente apta a disputar o cargo de deputada estadual nas eleições de 2026.
A decisão encerra um processo que tramitava desde as eleições municipais de 2020, no qual Anna Lorena e o então vice-prefeito Celecileno Alves eram acusados de praticar conduta vedada e abuso de poder político com viés econômico, em razão da distribuição de cestas básicas durante o período eleitoral.
Até a retomada do julgamento nesta noite, o placar estava em 3 a 2 pela extinção da ação. Com o voto-vista apresentado pelo ministro Floriano de Azevedo Marques, a ex-gestora conquistou o quarto voto favorável, encerrando o julgamento por maioria apertada.
Com o resultado, tanto Anna Lorena quanto Celecileno — hoje vereador — permanecem com seus direitos políticos preservados, derrubando a pretensão de lideranças da oposição de Monteiro que buscavam sua inelegibilidade.
A decisão do TSE reforça o cenário político local, já que a ex-prefeita aparece bem posicionada em consultas, enquetes e levantamentos recentes, apontando forte potencial para se eleger deputada estadual em 2026 e se tornar representante do Cariri na Assembleia Legislativa da Paraíba.
O caso estava registrado no Agravo em Recurso Especial Eleitoral nº 0600625-71.2020.6.15.0029, que questionava decisão do TRE-PB sobre a cassação dos diplomas de Anna Lorena e Celecileno. Com o julgamento finalizado, ambos estão totalmente regularizados perante a Justiça Eleitoral.


