O senador Cory Booker, do Partido Democrata, quebrou o recorde de discurso mais longo da história do Senado dos Estados Unidos. Aos 55 anos, ele falou por 25 horas e cinco minutos entre os dias 31 de março e 1º de abril. O parlamentar afirmou que o país está em crise e classificou o momento como “moral”, não apenas político.
As críticas foram direcionadas às ações do presidente norte-americano Donald Trump. Segundo Booker, o governo está promovendo medidas inconstitucionais que colocam em risco a democracia do país. “Estes não são tempos normais nos Estados Unidos”, disse.
Quem é Cory Booker?
Nascido em Washington, Cory é o primeiro senador negro eleito por Nova Jersey. Formado em direito por Yale, atuou como advogado em causas sociais antes de entrar na política. Começou como vereador em Newark e foi eleito prefeito da cidade em 2006. Sua disputa pela prefeitura foi retratada no documentário “Street Fight” (2005).
Em 2012, Booker ganhou atenção nacional ao resgatar uma mulher de uma casa em chamas. “Eu simplesmente a agarrei e a tirei da cama”, disse ele. O gesto chamou a atenção da imprensa e o aproximou de figuras populares, como a apresentadora Oprah Winfrey.
Em 2013, após a morte do senador Frank Lautenberg, Booker venceu uma eleição especial e entrou no Senado. No ano seguinte, foi reeleito com facilidade.
O político também atuou na defesa do Obamacare e ajudou a aprovar uma reforma que reduziu penas para crimes federais. Atualmente, preside o Comitê de Comunicação Estratégica do Partido Democrata.
Discurso contra políticas de Trump
Durante a maratona oratória, o senador criticou os cortes orçamentários e as políticas de austeridade de Trump, citando o impacto nas áreas sociais.
Cory Também acusou o presidente de concentrar poder e causar danos à estabilidade do país, além de mencionar figuras como Elon Musk, que, segundo ele, influenciam decisões sem respaldo legislativo. Suas declarações foram apoiadas por colegas como o senador Raphael Warnock.
No discurso, para manter a atenção do plenário, Booker intercalou a fala com poesias, comentários sobre esportes e interações com parlamentares. Segundo sua equipe, a transmissão ao vivo no TikTok acumulou mais de 280 milhões de curtidas.
A ação do senador entrou para a história ao superar outros atos semelhantes. Antes dele, os discursos mais longos foram os de Thurmond, D’Amato, Morse e Ted Cruz.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line