Um táxi autônomo da Waymo realizou uma manobra proibida em uma via de San Bruno, Califórnia, e gerou uma situação inédita para a polícia local. O episódio ocorreu quando agentes, que participavam de uma operação voltada ao combate à condução sob efeito de álcool ou drogas, flagraram o veículo ao efetuar um retorno ilegal.
Policiais abordam o veículo autônomo sem motorista
Segundo o Departamento de Polícia de San Bruno, os agentes seguiram o carro e conseguiram efetuar a abordagem. No momento de registrar a infração, o policial responsável se deparou com um desafio inédito: “Como não havia motorista humano, não foi possível emitir uma multa. Nossos talões de infração não têm um campo para robô”, anunciou o departamento em nota oficial. Dessa forma, a multa pela infração de trânsito não pôde ser aplicada.
Lacuna na legislação para veículos autônomos
O episódio escancara um vazio legal na legislação atual da Califórnia para lidar com veículos autônomos em situações de descumprimento das normas de trânsito. Atualmente, os formulários de penalidade exigem a identificação de um motorista responsável, o que se torna inviável em casos de veículos totalmente automatizados, como os táxis da Waymo.
Contato com a Waymo e resposta da empresa
Após o incidente, a Polícia de San Bruno entrou em contato com a Waymo. Em nota, a empresa, subsidiária da Alphabet, informou que está “avaliando a situação para evitar que seus veículos desrespeitem as leis de trânsito”. A companhia também reiterou que seus sistemas autônomos são projetados para obedecer às normas do trânsito, reconhecendo que o ocorrido não deveria ter acontecido.
Perspectivas para regulamentação futura
O caso reforça a necessidade de revisão e atualização das leis de trânsito para acompanhar o avanço da tecnologia. Segundo informações do departamento de polícia, “com sorte, a reprogramação vai impedir que ele faça mais manobras ilegais”. A expectativa é de que novas legislações em estudo no estado possibilitem, futuramente, aplicar sanções diretamente às empresas responsáveis pelos veículos, preenchendo assim a lacuna atualmente existente.
Operação dos táxis autônomos e segurança
Os táxis autônomos da Waymo, equipados com 20 sensores distribuídos pelo veículo, têm autorização para circular em diversas cidades dos Estados Unidos, incluindo San Francisco e Los Angeles, atuando em cenários urbanos mapeados previamente. Não obstante, o registro desse tipo de infração mostra que mesmo com grande investimento em tecnologia, os sistemas autônomos ainda estão sujeitos a falhas e desafios regulatórios.
A ocorrência em San Bruno destaca a urgência de adequações legislativas para garantir que acidentes ou infrações cometidos por veículos sem condutor humano não fiquem fora do alcance das penalidades e mecanismos de responsabilização.
Fonte: G1 Carros


