Fechar menu

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Ricardo Barbosa diz que espera contar com apoio da base aliada de João Azevêdo para disputa eleitoral em Cabedelo

    2 de janeiro de 2026

    Vital do Rêgo Filho determina inspeção técnica em documento do Master no Banco Central

    2 de janeiro de 2026

    Dupla é presa com arma e drogas durante ação polícia no Litoral Sul paraibano

    2 de janeiro de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Anunciar
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Agora PBAgora PB
    • Início
    • Últimas notícias
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    Agora PBAgora PB
    Lar»Notícias»João Pessoa lidera geração de emprego entre capitais do Nordeste com saldo de 2.314 novos postos de trabalho
    Notícias

    João Pessoa lidera geração de emprego entre capitais do Nordeste com saldo de 2.314 novos postos de trabalho

    adminPor admin31 de outubro de 2025Nenhum comentário5 minutos de leitura5 Visualizações
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Tumblr E-mail
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

    A cidade de João Pessoa liderou a geração de empregos – em termos proporcionais – entre as capitais do Nordeste, no mês de setembro, com saldo positivo de 2.314 novos postos de trabalho – resultante de 11.038 admissões e 8.724 desligamentos, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O saldo positivo na capital paraibana representa 38% dos empregos gerados na Paraíba (6.084), estado que obteve o terceiro maior crescimento proporcional (1,1%) do número total de trabalhadores, entre as 27 unidades federativas.

    Com relação ao mês de setembro deste ano, João Pessoa ampliou o estoque total de trabalhadores em 1,04%, o melhor resultado entre as demais capitais nordestinas. Em seguida, estão Aracaju (0,91%), Maceió (0,81%) e Teresina (0,77%). Apenas Recife registrou resultado negativo (-0,24%). Em números absolutos, João Pessoa teve o terceiro melhor desempenho, com saldo de 2.314 empregos. A liderança ficou com Fortaleza (3.507) e Salvador (2.471), cidades com populações bem maiores. A capital pernambucana teve saldo negativo de 1.396 empregos.

    De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Bruno Farias, o desempenho positivo de João Pessoa referente à geração de empregos resulta de um modelo de gestão ativa, que busca resultados, com atração de empresas e captação de parcerias para oferta de empregos, por meio do Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP).

    “João Pessoa tem um ambiente favorável à geração de negócios. Aqui, os investidores encontram rapidez na abertura de empresas, com redução de burocracia, trabalhadores capacitados e mercado consumidor em alta. Temos uma economia forte no comércio e no setor de serviços, sobretudo, na área de turismo, que envolve os segmentos de bares, restaurantes e hotelaria, entre outros”, comentou Bruno Farias.

    Sobre o Sine-JP, o dirigente destacou sua importante função na geração de empregos, com seu papel de intermediação. Além do trabalho diário na busca de parceiros para oferta de empregos, são realizados os Feirões de Empregabilidade, ao longo do ano. “Encaminhamos trabalhadores que têm capacidade para assumir vagas e, aqueles que ainda não estão prontos, direcionamos para capacitações”, pontuou.

    Setores – O grande destaque do mês de setembro foi o desempenho do setor de serviços, que registrou saldo de 1.723 empregos, o que representa 74,46% do resultado total da cidade. As demais atividades econômicas registraram os seguintes desempenhos: comércio (312), construção civil (257) e indústria (23). Na agropecuária houve um saldo negativo de um posto de trabalho.

    Acumulado do ano – No acumulado de janeiro a setembro de 2025, João Pessoa liderou isoladamente a geração de empregos entre as capitais nordestinas. Com saldo de 12.936 novos postos de trabalho, houve um crescimento de 6,08% no estoque total de trabalhadores na cidade. Na sequência da lista de melhores desempenhos estão São Luís (4,8%) e Teresina (4,37%). No tocante aos números absolutos, os melhores resultados são os de Salvador (27.683), Fortaleza (22.146), Recife (16.452) e São Luís (15.218). João Pessoa está na quinta posição.

    O secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, João Bosco, destacou que, nos últimos meses, a cidade de João Pessoa tem conquistado excelentes resultados. “Em âmbito do Nordeste, lidera com distância a geração de empregos no acumulado do ano, em relação ao segundo colocado, que foi a cidade de São Luís. O setor de comércio tem apresentado resultados progressivos ao longo do ano e o de serviços está sempre em alta. Também vale destacar a construção civil, que tem dado uma grande contribuição nos anos de 2024 e 2025, com aquecimento do setor”, avaliou.

    A força da indústria de João Pessoa também pode ser avaliada pelo parque industrial das cidades vizinhas, como Cabedelo, Conde e Santa Rita, que estão instaladas nessas localidades pela proximidade com a Capital, que tem um grande mercado consumidor dos produtos. “João Pessoa é o motor dessa locomotiva, representando uma média de 30% dos resultados de todo o estado da Paraíba”, contextualizou João Bosco.

    Estoque total de trabalhadores – Com o preenchimento de novos postos de trabalho em setembro, a cidade de João Pessoa passou a contar com um estoque total de 225.621 trabalhadores formais, distribuídos pelos seguintes setores: serviços (130.027), comércio (48.992), construção civil (29.032), indústria (16.703) e agropecuária (870).

    Desde o início da gestão do prefeito Cícero Lucena, de janeiro de 2021 até setembro de 2025, a cidade de João Pessoa cresceu com 60.766 novos postos de trabalho. “Em 57 meses de governo do prefeito Cícero Lucena, em apenas quatro houve saldo negativo na geração de empregos, o que é um resultado excelente”, avaliou João Bosco.

    Micro e pequenas empresas – O secretário-executivo ainda destacou a importância das micro e pequenas empresas na geração de empregos, um segmento diretamente atendido pelas duas Salas do Empreendedor administradas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest). Os espaços disponibilizam serviços de formalização, emissão de documentos, capacitação, orientação para acesso a crédito e gestão de negócios. As Salas estão localizadas na Rua Diogo Velho, 150, Centro, e no Centro Cultural de Mangabeira – Avenida Josefa Taveira, 1777, Mangabeira.

    “A grande maioria das empresas no Brasil são micro e pequenas. Nosso trabalho com esse segmento e com os empreendedores individuais é que não gerem oportunidades apenas para o titular do negócio, mas que ampliem a capacidade produtiva, gerando mais empregos. João Pessoa tem um laço forte com essas empresas e realizamos um grande trabalho em parceria com o Sebrae, o que repercute nos números favoráveis da geração de empregos”, explanou João Bosco.

    Perspectivas – As perspectivas para os próximos meses também são positivas, podendo estender-se para o ano seguinte, conforme explicou João Bosco. “Teremos as contratações de final de ano, para o comércio e o setor de serviços, considerando a alta estação do turismo, e a expectativa é que até metade dessas vagas mantenha-se em 2026, tendo em vista que o Carnaval será no início do ano. Podemos manter o nível do emprego em alta até metade de 2026, passar por período de estabilidade e depois voltar a crescer novamente”, estimou.

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
    admin
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Eleições 2026: desde 1º de janeiro, pesquisas eleitorais só podem ser divulgadas com registro na Justiça

    2 de janeiro de 2026

    Prefeito Zé Elias destaca avanços de Gurjão e lança revista institucional durante solenidade de Emancipação Política

    2 de janeiro de 2026

    Prefeito Marcelo Jorge entrega novos veículos e reforça frota municipal em Gado Bravo

    2 de janeiro de 2026

    Hospital de Boqueirão encerra 2025 com balanço positivo e mais de 50 mil procedimentos realizados

    2 de janeiro de 2026

    Mega da Virada: aposta vencedora em João Pessoa custou R$ 6 e foi feita somente por uma pessoa

    2 de janeiro de 2026

    PF determina retorno imediato de Eduardo Bolsonaro ao cargo de escrivão

    2 de janeiro de 2026

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Top Posts

    Rússia lança maior ataque aéreo contra a Ucrânia em três anos

    25 de maio de 20257.302 Visualizações

    Por que a ONU depende de Israel para fornecer suprimentos a Gaza?

    25 de maio de 20257.146 Visualizações

    Com boicote da oposição, venezuelanos vão às urnas neste domingo

    25 de maio de 20253.819 Visualizações
    Não perca

    Ricardo Barbosa diz que espera contar com apoio da base aliada de João Azevêdo para disputa eleitoral em Cabedelo

    2 de janeiro de 2026

    O presidente da Companhia Docas da Paraíba e pré-candidato à prefeito de Cabedelo, Ricardo Barbosa…

    Vital do Rêgo Filho determina inspeção técnica em documento do Master no Banco Central

    2 de janeiro de 2026

    Dupla é presa com arma e drogas durante ação polícia no Litoral Sul paraibano

    2 de janeiro de 2026

    Eleições 2026: desde 1º de janeiro, pesquisas eleitorais só podem ser divulgadas com registro na Justiça

    2 de janeiro de 2026
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Rússia lança maior ataque aéreo contra a Ucrânia em três anos

    25 de maio de 20257.302 Visualizações

    Por que a ONU depende de Israel para fornecer suprimentos a Gaza?

    25 de maio de 20257.146 Visualizações

    Com boicote da oposição, venezuelanos vão às urnas neste domingo

    25 de maio de 20253.819 Visualizações
    Nossas escolhas

    Em aceno à Rússia, Zelensky propõe zona desmilitarizada em Donetsk

    24 de dezembro de 2025

    Papa Leão XIV comanda sua primeira missa de Natal no Vaticano

    24 de dezembro de 2025

    Saiba por que a árvore é um dos símbolos mais importantes do Natal

    24 de dezembro de 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube Drible
    • Anunciar
    Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados por agorapb.com.br

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.