O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) participou do XXVIII Congresso Internacional de Direito Constitucional, promovido pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Reconhecido como um dos mais relevantes eventos acadêmicos da área jurídica no país, o congresso reuniu autoridades públicas, juristas e pesquisadores do Brasil e do exterior, com apoio institucional da FGV, Fórum de Lisboa, FIBE, CEPES, CEDIS, Centro de Pesquisa Peter Häberle e Embaixada da França no Brasil.
Durante sua participação no painel “Infraestrutura Financeira, Moeda e Cooperação Internacional”, debatendo o tema: Autonomia tecnológica — infraestruturas públicas digitais e soberania de dados, Aguinaldo Ribeiro apresentou uma visão propositiva sobre o papel do Brasil na construção de uma nova agenda de desenvolvimento, com foco em tecnologia, inteligência artificial e valorização dos talentos nacionais.
“Discutir caminhos para que o Brasil avance com independência, inovação e segurança digital é fundamental para fortalecer nossa soberania e preparar as próximas gerações para os desafios do mundo conectado” frisou.
O parlamentar ainda apontou caminhos para que o Brasil se torne referência global em setores estratégicos, aproveitando seu potencial natural e humano.
“Se nós fomos, no passado, capazes de produzir campeões nacionais para, por exemplo, produzir proteína animal e ser líderes lá nos Estados Unidos, por que não podemos fazer o mesmo com tecnologia? Com tantos talentos que a gente tem nesse país e com as condições que esse país tem tanto de geração de energia – que quando você fala de inteligência artificial, a gente está falando de geração de energia – e nas condições de um país continental que nos permite sim construir esse tecido de fortalecimento do nosso país num momento tão importante” disse.
Aguinaldo também agradeceu à organização do evento por fomentar o diálogo acerca do tema.
“É assim, com reflexão e coragem, que construímos um país mais forte e preparado para o amanhã” concluiu.
PB Agora