Um dos principais patrimônios naturais e turísticos da Paraíba, localizado no Sertão do Estado, o Vale dos Dinossauros em Sousa, sobreviveu a um incêndio de grandes proporções e já pode receber visitas.
A visitação ao museu do Vale dos Dinossauros, será retomada nesta quarta-feira (22). A reabertura acontece uma semana após o incêndio que atingiu a vegetação da unidade de conservação e levou à suspensão temporária das atividades.
De acordo com a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), o acesso ao museu já está liberado, mas a observação das pegadas dos dinossauros segue suspensa.
A medida tem o objetivo de garantir segurança até que a área afetada pelo fogo seja totalmente avaliada.
O incêndio atingiu parte da vegetação da Caatinga que cerca o Monumento Natural Vale dos Dinossauros no dia 15 de outubro. O Corpo de Bombeiros informou que os ventos fortes registrados na região colaboraram para que as chamas se espalhassem rapidamente.
Apesar da grande área queimada, a Sudema confirmou que as pegadas dos dinossauros não foram atingidas.
O Vale dos Dinossauros é um dos principais patrimônios naturais e turísticos da Paraíba, abrigando pegadas fossilizadas com mais de 80 milhões de anos.
Recentemente o Vale dos Dinossauros foi reconhecido como Patrimônio Material do Estado. Considerado um dos principais sítios paleontológicos do Brasil e do mundo, o Vale dos Dinossauros se destaca por sua relevância histórica, científica, cultural e turística, sendo um dos maiores atrativos do sertão paraibano.
SL
PB Agora