Um roubo cinematográfico de joias da monarquia francesa. O Ministério da Cultura da França publicou a lista de itens roubados de dentro da Galerie d’Apollon, que fica no interior do Museu do Louvre, neste domingo (19). Ao todo, foram levadas nove peças, sendo que uma já foi encontrada.
Os ladrões que invadiram o museu do Louvre em Paris, levaram oito peças da coleção de jóias e pedras preciosas da Galeria de Apolo, segundo o Ministério Público da França.
Entre as peças roubadas há uma coroa, um colar, brincos e um broche que pertenceram à realeza francesa. Os itens são do século 19 e avaliados em milhões de euros, repletos de pedras preciosas.
O governo francês informou que uma das peças roubadas – uma coroa de esmeraldas e diamantes – foi encontrada na rua horas depois, danificada.
Trata-se da coroa da imperatriz Eugênia, esposa de Napoleão III, composta por 1.354 diamantes e 56 esmeraldas.
O museu é o mais visitado do mundo e abriga a Mona Lisa, obra-prima do italiano Leonardo da Vinci. Foram quase nove milhões de visitantes em 2024, sendo 80% estrangeiros.
As autoridades informaram que os ladrões não tentaram roubar o diamante Regent, que fica na Galeria de Apolo e é avaliado em mais de US$ 60 milhões, segundo estimativas da casa de leilões Sotheby’s.
Com CNN
Foto: Divulgação/ Museu do Louvre