Samuel Dantas, sanfoneiro mirim, tomou gosto pela música desde cedo e aprendeu a tocar seu primeiro instrumento musical aos três anos de idade. Hoje, aos nove anos, ele é o mais velho de quatro irmãos, e já assume a liderança da sua banda de forró de baixinhos, mantendo a essência da música nordestina na família.
Filho de músico, o menino não esconde a admiração que nutre pelo pai, e afirma que gosta de tocar sanfona por se inspirar nele. Seguindo o mesmo caminho, também estão seus irmãos mais novos: Maitê, de seis anos, Arthur, de cinco anos e Miguel, de dois anos de idade.
O talento de Samuel apareceu para o grande público em um vídeo que viralizou. O menino aparece tocando outro instrumento, o triângulo, em uma apresentanção ao lado do pai.
Samuel, de 9 anos, aprendeu a tocar instrumentos musicais desde os 3, e hoje incentiva os irmãos a brincade banda — Foto: Joab Dantas/Arquivo Pessoal
“Gosto de tocar sanfona porque é bonito e eu gosto de ver meu pai tocar. Também tô aprendendo a tocar sanfona”, conta Samuel.
Joab Dantas, pai das crianças e sanfoneiro, conta que a música esteve presente na vida dele desde quando tinha a idade dos filhos. Sua infância, vivida na cidade de Picuí, no Seridó da Paraíba, foi repleta de confraternizações de família regadas por música e pelo ritmo do forró.
Samuel Dantas, sanfoneiro mirim de 9 anos — Foto: Joab Dantas/Arquivo Pessoal
Para ele, que atualmente mora em João Pessoa, é motivo de orgulho ver que seus filhos também são crianças que vivem a música.
“Sinto uma profunda alegria e orgulho em tê-los inserido nesta cultura que é tão nossa. Para eles, é praticamente como se fosse uma brincadeira quase que diária. Um vê o outro tocando, aí o outro vai lá e pega o outro instrumento e quando a gente vai perceber, já tá todo mundo junto brincando tocando”, explica Joab.
G1/PB