Fechar menu

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Cícero vê possibilidade de receber apoio de Lula como natural e destaca sintonia entre gestão municipal e Governo Federal

    20 de outubro de 2025

    Na mira da jusitça: MP dá 45 dias para Santa Rita atualizar leis urbanísticas defasadas

    20 de outubro de 2025

    “Estamos viabilizando em partes”, diz Veneziano sobre definição do 2º nome ao Senado

    20 de outubro de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Anunciar
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Agora PBAgora PB
    • Início
    • Últimas notícias
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    Agora PBAgora PB
    Lar»Saúde»Inovação da UEPB: canudo que detecta metanol em bebidas é destaque na CNN Brasil
    Saúde

    Inovação da UEPB: canudo que detecta metanol em bebidas é destaque na CNN Brasil

    adminPor admin10 de outubro de 2025Nenhum comentário3 minutos de leitura94 Visualizações
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Tumblr E-mail
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

    Dispositivo elaborado pela UEPB muda de cor na hora com reação química para identificar substância tóxica

    Uma inovação científica desenvolvida por pesquisadores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) ganhou repercussão nacional nesta semana após matéria exibida pela CNN Brasil, que destacou a criação de um canudo capaz de detectar metanol em bebidas alcoólicas. O dispositivo, ainda em fase de protótipo, pode representar um avanço importante na prevenção de intoxicações graves e mortes causadas por bebidas adulteradas no país.

    O projeto é liderado pelo professor Germano Vera, do Departamento de Química da UEPB, que possui graduação, mestrado e doutorado em Química Analítica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em entrevista à CNN, Germano explicou que o canudo funciona a partir de uma reação química simples: ao ser mergulhado na bebida, a substância impregnada em seu interior reage com o metanol — se presente — e muda de cor imediatamente.

    “Imagina um canudo comum, que você impregna nas paredes uma substância reagente. Quando ele entra em contato com o líquido, é possível ocorrer reações químicas e mudanças de cor visíveis. Isso permite a identificação do metanol de forma rápida e prática”, explicou o professor.

    O objetivo central da pesquisa é combater um problema de saúde pública: a ingestão acidental (ou criminosa) de metanol em bebidas adulteradas. Casos recentes de contaminação no Brasil, especialmente no estado do Pará, deixaram pelo menos cinco mortos e 24 casos confirmados de intoxicação, segundo dados do Ministério da Saúde, também citados pela CNN.

    Simples, acessível e com potencial de uso em larga escala

    Por ser produzido com materiais de baixo custo e de fácil obtenção, o canudo tem potencial para ser utilizado por órgãos de fiscalização, estabelecimentos comerciais e até pelo próprio consumidor, o que o torna uma ferramenta promissora tanto para o setor público quanto para o uso cotidiano. A tecnologia, segundo os pesquisadores, ainda está sendo aprimorada, e mais testes serão realizados antes de sua liberação para uso comercial.

    Apesar de, neste momento, o foco estar na detecção de metanol, o professor Germano Vera afirma que o mesmo princípio pode ser adaptado para identificar outros tipos de substâncias tóxicas ou adulterantes em bebidas.

    “A nossa demanda agora é para resolver um problema urgente de saúde pública, que é a identificação do metanol. Mas é possível, sim, adaptar o dispositivo para detectar outras substâncias perigosas no futuro”, explicou.

    Reconhecimento nacional e importância para a ciência pública

    A repercussão da pesquisa na CNN Brasil ressalta o papel fundamental das universidades públicas na produção de ciência aplicada e no enfrentamento de problemas concretos da sociedade brasileira. A inovação desenvolvida na UEPB mostra como projetos regionais, quando bem conduzidos, podem ganhar espaço no debate nacional e contribuir diretamente com políticas públicas de saúde e segurança alimentar.

    A equipe da UEPB segue em testes e negociações com possíveis parceiros institucionais, incluindo secretarias de saúde e agências de fiscalização. Com o avanço do projeto, a expectativa é de que o canudo detector de metanol esteja disponível para uso em larga escala nos próximos meses.

    Clique AQUI e confira a matéria na íntegra

    Redação com CNN

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
    admin
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    PMJP oferta mais 200 vagas para castração de gatos no bairro de Mangabeira a partir desta segunda-feira

    20 de outubro de 2025

    Paraíba aplica mais de 51 mil doses no Dia D de Multivacinação com foco na vacina contra o sarampo e HPV

    19 de outubro de 2025

    Campina Grande e Patos recebem carretas do Agora Tem Especialistas com realização exames nesta sexta-feira

    16 de outubro de 2025

    Ministério da Saúde oficializa nesta 2ª em CG esforço conjunto para a estruturação de policlínica de R$ 30 milhões na cidade

    13 de outubro de 2025

    Ministério da Saúde oficializa nesta 2ª em CG esforço conjunto para a estruturação de policlínica no ‘Novo PAC Saúde’

    13 de outubro de 2025

    Paraíba recebe medicamento contra intoxicação por metanol e amplia estoque da rede de saúde

    11 de outubro de 2025

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Top Posts

    PAA: agricultores familiares ofertam 248 mil toneladas de alimentos – Artigo de Exemplo

    21 de julho de 202311.702 Visualizações

    Entenda: plano de segurança do governo vai além do controle de armas – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 202311.630 Visualizações

    Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia Legal – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 202311.377 Visualizações
    Não perca

    Cícero vê possibilidade de receber apoio de Lula como natural e destaca sintonia entre gestão municipal e Governo Federal

    20 de outubro de 2025

    O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), afirmou que vê com naturalidade a possibilidade…

    Na mira da jusitça: MP dá 45 dias para Santa Rita atualizar leis urbanísticas defasadas

    20 de outubro de 2025

    “Estamos viabilizando em partes”, diz Veneziano sobre definição do 2º nome ao Senado

    20 de outubro de 2025

    Preso, Hytalo Santos apresenta defesa em ação por sorteio polêmico: “Ninguém acreditaria”

    20 de outubro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    PAA: agricultores familiares ofertam 248 mil toneladas de alimentos – Artigo de Exemplo

    21 de julho de 202311.702 Visualizações

    Entenda: plano de segurança do governo vai além do controle de armas – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 202311.630 Visualizações

    Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia Legal – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 202311.377 Visualizações
    Nossas escolhas

    Com boicote da oposição, venezuelanos vão às urnas neste domingo

    25 de maio de 2025

    Rússia lança maior ataque aéreo contra a Ucrânia em três anos

    25 de maio de 2025

    Por que a ONU depende de Israel para fornecer suprimentos a Gaza?

    25 de maio de 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube Drible
    • Anunciar
    Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados por agorapb.com.br

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.