Fechar menu
Agora PB

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    TSE suspende cassação e mantém Manoel Vasconcelos no cargo de prefeito de Tenório

    11 de março de 2026

    Ao lado de vereadores, prefeito de Boa Vista anuncia apoio a Lucas Ribeiro para o Governo do Estado

    11 de março de 2026

    Toffoli se declara suspeito de julgar prisão de Vorcaro

    11 de março de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Anunciar
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Agora PBAgora PB
    • Início
    • Últimas notícias
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    Agora PB
    Lar»Política»Ministro Luís Roberto Barroso anuncia aposentadoria durante sessão plenária do STF
    Política

    Ministro Luís Roberto Barroso anuncia aposentadoria durante sessão plenária do STF

    adminPor admin9 de outubro de 2025Nenhum comentário3 minutos de leitura48 Visualizações
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Tumblr E-mail
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

    O ministro Luís Roberto Barroso anunciou hoje (9), durante a sessão plenária do Supremo Tribunal Federal (STF), sua aposentadoria da Corte. O anúncio ocorre poucos dias após transmitir o cargo de presidente da Corte ao ministro Edson Fachin.

    Com a decisão, Barroso encerrará um ciclo de 12 anos no STF. O então advogado constitucionalista e procurador do Estado do Rio de Janeiro tomou posse em 26 de junho de 2013, na vaga decorrente da aposentadoria do ministro Ayres Britto. Ao longo de sua trajetória, foi relator de ações de grande impacto social e, como presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), atuou para aproximar o Judiciário da sociedade, divulgar informações e decisões em linguagem simples e aumentar a eficiência do Tribunal.

    Em defesa das liberdades e dos direitos fundamentais, relatou casos como a autorização do transporte gratuito no segundo turno das eleições presidenciais de 2023 e a suspensão de despejos e desocupações em áreas urbanas e rurais durante a pandemia de covid-19. Foi designado redator do acórdão que reconheceu a violação massiva de direitos no sistema prisional brasileiro e relatou o processo sobre a omissão da União em alocar recursos do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (Fundo Clima).

    Também foi relator das ações em que a Corte reconheceu a compatibilidade da Convenção da Haia de 1980 com a Constituição Federal e afastou a possibilidade de retorno imediato de crianças e adolescentes ao exterior em casos com indícios de violência doméstica. Outro processo relevante foi o recurso em que o STF definiu que a liberdade religiosa pode justificar o custeio, pelo poder público, de tratamento de saúde diferenciado.

    A partir de voto conjunto de Barroso e Gilmar Mendes, o STF estabeleceu parâmetros para a concessão judicial de medicamentos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas não incorporados ao SUS, independentemente do custo. Seguindo voto de Barroso, o Plenário também fixou entendimento de que planos de saúde devem autorizar tratamentos não previstos na lista da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), desde que atendam a todos os critérios técnicos definidos pelo Tribunal.

    Entre os primeiros casos de destaque que conduziu ao chegar ao STF estão as execuções penais dos condenados na AP 470 (Mensalão).

    Barroso presidiu ainda o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no período de maio de 2020 a fevereiro de 2022, durante a pandemia de covid-19.

    Na última sessão plenária à frente da Presidência, em 25 de setembro, o ministro afirmou que a vida lhe deu a bênção de servir ao país como ministro do Supremo e, nos últimos dois anos, como presidente, sem outro interesse ou motivação que não fosse “fazer o certo, o justo e o legítimo, procurando construir um país melhor e maior”.

    História

    Natural de Vassouras (RJ), Luís Roberto Barroso é graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde é professor titular de Direito Constitucional. Tem mestrado pela Universidade de Yale (EUA), doutorado pela Uerj e pós-doutorado pela Universidade de Harvard (EUA). Na vida acadêmica, lecionou como professor visitante nas universidades de Poitiers (França), Breslávia (Polônia) e Brasília (UnB).

    Como advogado, participou de grandes julgamentos no STF, entre eles a defesa da Lei de Biossegurança, o reconhecimento das uniões homoafetivas e a autorização para interrupção da gestação em caso de feto anencéfalo.

    Ascom STF

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
    admin
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Toffoli se declara suspeito de julgar prisão de Vorcaro

    11 de março de 2026

    DE OLHO NA POLÍTICA: Prefeito de Boa Vista e grupo político anunciam apoio à pré-candidatura de Lucas Ribeiro ao Governo da Paraíba

    11 de março de 2026

    Cícero não descarta Jhony no MDB; médico pode chegar ao terceiro partido em menos de seis meses

    11 de março de 2026

    Pedro evita polemizar declarações de Jhony Bezerra sobre aproximação com a família Cunha Lima

    11 de março de 2026

    Ricardo Barbosa sinaliza aproximação com adversário de João Azevêdo: “Acho muito importante a vitória de RC”

    11 de março de 2026

    No Senado, Veneziano e Efraim assinam CPI e cobram investigação sobre Banco Máster

    11 de março de 2026

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Top Posts

    Rússia lança maior ataque aéreo contra a Ucrânia em três anos

    25 de maio de 20257.474 Visualizações

    Por que a ONU depende de Israel para fornecer suprimentos a Gaza?

    25 de maio de 20257.296 Visualizações

    Com boicote da oposição, venezuelanos vão às urnas neste domingo

    25 de maio de 20253.899 Visualizações
    Não perca

    TSE suspende cassação e mantém Manoel Vasconcelos no cargo de prefeito de Tenório

    11 de março de 2026

    Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu suspender a cassação do prefeito de Tenório, Manoel Vasconcelos, determinada…

    Ao lado de vereadores, prefeito de Boa Vista anuncia apoio a Lucas Ribeiro para o Governo do Estado

    11 de março de 2026

    Toffoli se declara suspeito de julgar prisão de Vorcaro

    11 de março de 2026

    Março reforça missão social do Instituto Visão para Todos na prevenção da cegueira

    11 de março de 2026
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Rússia lança maior ataque aéreo contra a Ucrânia em três anos

    25 de maio de 20257.474 Visualizações

    Por que a ONU depende de Israel para fornecer suprimentos a Gaza?

    25 de maio de 20257.296 Visualizações

    Com boicote da oposição, venezuelanos vão às urnas neste domingo

    25 de maio de 20253.899 Visualizações
    Nossas escolhas

    Em aceno à Rússia, Zelensky propõe zona desmilitarizada em Donetsk

    24 de dezembro de 2025

    Papa Leão XIV comanda sua primeira missa de Natal no Vaticano

    24 de dezembro de 2025

    Saiba por que a árvore é um dos símbolos mais importantes do Natal

    24 de dezembro de 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube Drible
    • Anunciar
    Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados por agorapb.com.br

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.