A juíza federal Helena Delgado Ramos Fialho Moreira tomou posse, nesta sexta-feira (26), como membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) para o biênio 2025/2027.
No período em que ela estiver na Corte Eleitoral serão realizadas as eleições gerais e a magistrada comentou sobre os desafios para a Justiça Eleitoral, como o uso de Inteligência Artificial e fake news nas campanhas.
“Temos algo que vem se repetindo a algumas eleições, pelo que eu tenho acompanhado, a questão dos fake news, a questão da inteligência artificial, a interferência da pós-verdade dentro dos debates, das manipulações, das formas de linguagem. Formas audiovisuais, então isso é algo que em propaganda, por exemplo, é que nós vamos ter certamente algumas intercorrências”, avaliou, em entrevista.
A solenidade ocorreu na Sala de Sessões do Tribunal, com a presença de diversas autoridades, como o governador João Azevêdo e o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP).
Eleita pelo Colegiado Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), a magistrada ocupa a vaga que foi deixada pelo juiz federal Bruno Teixeira de Paiva, que encerrou seu biênio na Corte no último dia 10.
Helena Fialho já atuou na Justiça Eleitoral
Não é a primeira vez que Helena Fialho integra a Corte Eleitoral. Sua atuação na área é extensa: foi a primeira representante da Justiça Federal a ocupar o cargo de Corregedora Regional Eleitoral do TRE-PB, em 2005. Antes, já havia servido como juíza suplente (2002-2003 e 2011-2013) e como membro efetiva (2003-2007).
Durante essas passagens, participou de comissões estratégicas e de medidas estruturantes no âmbito eleitoral. Em março deste ano, foi homenageada com a medalha “Desembargador Flodoardo Lima da Silveira”, concedida pelo TRE-PB em reconhecimento aos serviços prestados.
Justiça Federal
A trajetória da magistrada também é marcada pela longa carreira na Justiça Federal. Ingressou no TRF da 4ª Região em 1994 e, cinco anos depois, assumiu como juíza federal na Paraíba. Inicialmente, foi titular da 6ª Vara Federal em Campina Grande e, ainda em 1999, passou a comandar a 5ª Vara Federal, em João Pessoa, especializada em execuções fiscais — cargo que ocupa até hoje.
Entre 2009 e 2015, esteve à frente da Direção do Foro da Seção Judiciária da Paraíba.
Com a nova função no TRE-PB, Helena Fialho reforça a experiência da Justiça Federal na Corte e traz para o centro do debate eleitoral a preocupação com o impacto da inteligência artificial e das fake news no processo democrático.