Operação contra furto de energia foi realizada de forma conjunta em João Pessoa. (foto: divulgação/Energisa)
Uma operação conjunta da concessionária Energisa Paraíba, Polícia Civil e Instituto de Polícia Científica (IPC) identificou, nesta sexta-feira (19), um caso de furto de energia elétrica em um box de mercado público em João Pessoa.
Como observou o ClickPB, o fato ocorreu no mercado do Bairro dos Estados, na Zona Norte de João Pessoa. Segundo apurou a reportagem, o responsável pelo estabelecimento será intimado a comparecer à delegacia para prestar esclarecimentos.
No âmbito da Polícia Civil, o homem deve responder a um inquérito.
Ele também deverá ressarcir a Energisa todo o valor retroativo que consumiu. “É feita a análise e posteriormente o cálculo da recuperação de consumo conforme a resolução vigente”, informou a concessionária ao ClickPB.
Mais de 120 pessoas presas por furto de energia em 2025
De acordo com dados da concessionária, apenas em 2025 já foram detidas 126 pessoas na Paraíba por envolvimento nesse tipo de crime. Em nota, a empresa detalhou que conseguiu recuperar mais de 20,4 GWh (20.400.000 kWh), energia suficiente para abastecer 12 mil residências durante um ano.
Riscos e consequências do furto de energia
Além de ser crime previsto em lei, o furto de energia provoca prejuízos coletivos, pode comprometer a qualidade do fornecimento e representa sérios riscos, como choques, curtos-circuitos e até acidentes fatais.
Segundo o coordenador de combate a perdas da Energisa Paraíba, Miranildo Gomes, as equipes atuam diariamente para preservar a segurança da população e garantir eficiência ao sistema elétrico.
“As ligações irregulares na rede são um risco para a segurança, pois podem causar choques, incêndios e até a morte de quem executa a fraude ou convive com ela. Em estabelecimentos comerciais, como clínicas e oficinas, o perigo se estende também a clientes, funcionários e vizinhos”, alertou.
Como denunciar irregularidades?
A Energisa reforça que a colaboração da população é fundamental para combater a prática. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos canais oficiais:
- Telefone: 0800 083 0196
- WhatsApp: (83) 9 9135-5540
- Aplicativo: Energisa On
ClickPB


