A Academia Brasileira de Cinema anunciou, na noite desta, segunda-feira (15), que O agente secreto, de Kleber Mendonça Filho, será o representante brasileiro na corrida pelo Oscar de melhor filme internacional em 2026.
O longa superou títulos como Manas, de Marianna Brennand; além de Baby; Kasa Branca; O Último Azul e Oeste Outra Vez.
No filme, protagonizado por Wagner Moura, um ex-agente da ditadura militar é forçado a confrontar o passado ao se ver envolvido em uma trama de espionagem política que ecoa os dilemas contemporâneos do Brasil. A obra mistura suspense e crítica social, características já marcantes na carreira de Mendonça Filho.
Exibido no Festival de Cannes, O agente secreto conquistou quatro prêmios, incluindo o Prêmio do Júri, o que fortaleceu seu favoritismo ao Oscar.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou a escolha de “O Agente Secreto” para representar o Brasil na disputa pelo Oscar.
Em uma publicação no X, o petista lembrou ter assistido à produção ao lado da primeira-dama, Janja, junto ao elenco. O diretor do longa, Kleber Mendonça Filho, comentou a publicação com um “Presidente Lula! Grande abraço”.
Na publicação, Lula ainda citou que o filme foi premiado no Festival de Cannes, na França, pela direção de Kleber Mendonça Filho e pela atuação de Wagner Moura.
Redação
Fotos: Ricardo Stuckert e divulgação