Mais de 30 municípios da Paraíba estão sob alerta de baixa umidade relativa do ar, que pode chegar a 20%, nível comparável ao do deserto do Saara, na África. O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e segue até as 10h de quinta-feira (12).
Segundo o Inmet, o alerta amarelo teve início às 9h10 desta quarta-feira (10) e atinge cidades do Sertão e Alto Sertão, incluindo Cajazeiras, Catolé do Rocha e Pombal, onde a umidade pode variar entre 20% e 30%.
A baixa umidade aumenta o risco de desidratação, problemas respiratórios e acidentes relacionados ao esforço físico. Por isso, as autoridades orientam a população a:
Consumir bastante líquido;
Evitar atividades físicas nas horas mais secas;
Evitar exposição ao sol nos horários mais quentes.
Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil pelo telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Lista de municípios abrangidos pelo alerta:
Aguiar, Aparecida, Bernardino Batista, Bom Jesus, Bom Sucesso, Brejo dos Santos, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Cajazeirinhas, Carrapateira, Catolé do Rocha, Coremas, Jericó, Joca Claudino, Lagoa, Lastro, Marizópolis, Mato Grosso, Nazarezinho, Paulista, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Pombal, Riacho dos Cavalos, Santa Cruz, Santa Helena, São Domingos, São Francisco, São João do Rio do Peixe, São José da Lagoa Tapada, São José de Piranhas, Sousa, Triunfo, Uiraúna e Vieirópolis.
O alerta destaca que a umidade relativa do ar em regiões do deserto do Saara varia entre 14% e 20%, evidenciando o quão seco estará o ar em várias cidades da Paraíba nos próximos dias.
PB Agora