No próximo domingo (14), a tradicional Missa do Vaqueiro, inserida no calendário festivo da Festa de Nossa Senhora das Dores, será celebrada com grande alegria e devoção. A cerimônia religiosa será realizada na Fazenda Embrapa, em Monteiro, e deverá contar com a presença de vaqueiros de toda região do Cariri.

A missa será presidida pelo Padre Roberto, natural da cidade de Monteiro, e concelebrada pelo Padre José Aldevan, Padre Arthur e Padre Maurício. A missa destaca-se pela expressiva participação dos vaqueiros da região, que comparecem em massa para homenagear a padroeira com amor, honra e devoção.
A Festa de Nossa Senhora das Dores é um dos eventos mais importantes do calendário religioso local e, a Missa do Vaqueiro, é um de seus momentos mais aguardados. Esta celebração religiosa não só reforça a fé da comunidade, mas também celebra a cultura e as tradições dos vaqueiros, figuras emblemáticas do sertão brasileiro.
O evento realizado na Fazenda Embrapa, além de seu valor religioso, serve também como um importante ponto de encontro para a comunidade, reforçando laços e celebrando as tradições que são passadas de geração em geração.

A Primeira Missa do Vaqueiro de Monteiro PB, foi celebrada em 1992, tendo como organizadores do evento o Sr. Antônio de Seba e Dona Janete.
A história da Missa do Vaqueiro começa em 1970 em Serrita (PE) com a criação de uma celebração religiosa para homenagear Raimundo Jacó, vaqueiro assassinado e não devidamente responsabilizado pelo crime, que era primo de Luiz Gonzaga. O padre João Câncio dos Santos, com o apoio de Luiz Gonzaga, dos vaqueiros e da comunidade, realizou a primeira missa no local do assassinato, transformando o evento num ato de protesto e desagravo, e consolidando uma tradição que hoje é um dos maiores eventos culturais do Nordeste.
SERVIÇO:
Evento: Missa do Vaqueiro
Local: Fazenda da EMBRAPA
Horário: 10:00 horas