A população de Sumé compareceu em massa para assistir aos desfiles cívicos de 7 de setembro em Sumé, tendo a Rua Augusto Santa Cruz e a Praça Adolfo Mayer como o ponto central do evento para celebrar a Independência do Brasil e amor à Pátria.
Famílias, grupos de amigos, crianças, adultos e idosos prestigiaram o momento dos desfiles de 7 de setembro em Sumé, da rede municipal de ensino, bem como das escolas particulares, bandas marciais, filarmônica e a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar.
A cerimônia começou às 8h com o hasteamento das bandeiras, contando com a presença do prefeito Manezinho Lourenço, vereadores, secretários, assessores do governo e a população em geral. Após o hasteamento aconteceu as apresentações do Balé da Primeira Infância, pertencente à rede municipal de ensino, e da Fanfarra Jovem Professor Adalberto Oliveira.
À tarde ficou reservado para as escolas que levou apresentações temáticas, tendo como tema central: “A docência feminina e suas memórias: Um destaque para as mulheres educadoras do município de Sumé”. Um tema que reconhece, valoriza e celebra a importância das professoras que dedicaram e dedicam suas vidas à nobre missão de ensinar e transformar realidades.
Também desfilaram os alunos do Programa Brasil Alfabetizado, usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Assistência Social, com o Grupo de Idosos e crianças e adolescentes. Em seguida foi a vez do 11° Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, da 7ª Companhia Independente de Bombeiro Militar da Paraíba, encerrando com o desfile da Escola Pai Eterno e Banda Marcial José Gonçalves de Queiroz.
A gestão municipal agradece a todos que colaboraram para a realização do evento, tendo a Secretaria da Educação como organizadora do evento e reforça a importância de manter viva a tradição cívica, preservando a história e os valores que unem os sumeenses.
O desfile cívico de 7 de setembro é mais que uma cerimônia, é um espetáculo de sentimentos e histórias, que fortalece o orgulho e amor à Pátria Nacional.