Começou o julgamento da tão comentada tentativa de golpe. Cerca de 95% da imprensa lhe dá cobertura total, quase sempre com acenos para a área da esquerda, deixando pouco espaço para as vozes da direita. No entanto, querendo ou não, a direita no Brasil é bem distinta de qualquer outra na América Latina: reúne aproximadamente 55% da população brasileira, sendo numerosa e articulada, tanto dentro da sociedade quanto no parlamento. Hoje, contamos com cerca de 231 parlamentares que nos representam, além de governadores dos principais estados do país em termos de população e economia que também são de direita.
Isso é significativo, pois, mesmo quando a esquerda tenta “cantar de galo”, existe o outro peso da balança que equilibra o jogo democrático. Houve um pequeno recesso no julgamento, que logo será retomado. Nesse intervalo, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, tem se levantado com sobriedade para apontar os caminhos que a direita deve percorrer em busca de paz e equilíbrio para o país.
Enquanto isso, o governo Lula parece perder, dia após dia, força política e credibilidade. E, ao longe, mas atentos, os olhos e garras do governo americano acompanham tudo o que se passa em nosso Brasil. Não em tom de intervenção, mas em vigilância, para que não se exagere nos direitos civis e humanos de nossos cidadãos.
Até dezembro deste ano, minha esperança é que os ventos soprem tranquilos sobre nossa nação, e que o espírito de revanche e ódio se dissipe, dando lugar à serenidade e à justiça.
Elcio Nunes
Cidadão Brasileiro