O Ministério Público da Paraíba (MPPB) terá um novo comando a partir desta segunda-feira (1º). O promotor Leonardo Quintans toma posse como procurador-geral de Justiça para o biênio 2025-2027 em cerimônia marcada para as 17h, no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural, em João Pessoa. Pela manhã, às 10h, será celebrada uma missa em ação de graças na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Miramar.
Quintans substitui Antônio Hortêncio Rocha Neto, que esteve à frente do MPPB por dois biênios, de 2021 a 2025. Ele foi o mais votado na eleição da lista tríplice realizada em 31 de julho, recebendo 205 votos, o equivalente a 93,2% dos 220 membros votantes. A nomeação pelo governador João Azevêdo foi publicada no Diário Oficial do Estado em 7 de agosto.
Natural de João Pessoa, com 44 anos, Leonardo Quintans é bacharel em Direito e especialista em Direito Público. Ingressou no MPPB em 2013 como promotor de Justiça de Sousa, atuando em diversas áreas, incluindo Patrimônio Público, Cidadania, Família, Fazenda Pública e matéria Cível, além de função eleitoral. Também coordenou a Promotoria de Sousa, passou por Picuí, Alagoa Grande e Catolé de Rocha, até assumir atualmente como 1º promotor de Justiça de Sapé e assessor técnico da procuradoria-geral.
Quintans possui ampla experiência em gestão e combate à corrupção. Entre 2017 e 2019, coordenou o Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Patrimônio Público; foi secretário de Planejamento e Gestão (2019-2021); presidiu a Associação Paraibana do Ministério Público (APMP) de 2021 a 2025; atuou como diretor do Nordeste da Conamp e coordenador do Focco (Fórum Paraibano de Combate à Corrupção).
PB Agora