Bem diante dos nossos olhos, a imprensa, aquela realmente bem informada e de boa intenção já sabia há anos da existência dessa máfia, seja no setor de combustíveis ou em outros ramos que corroem nosso sistema financeiro, emocional e econômico. Autoridades do Judiciário também tinham conhecimento, assim como nossas forças policiais. Muitos sabiam, mas ninguém queria colocar a mão: é como mexer em forno aceso, com o calor muito acima do normal.
Curiosamente, bastou que as forças de controle ao tráfico dos Estados Unidos dessem um “passeio” pelo Caribe e estendessem sua presença pelas costas da nossa América para que, de repente, nossas autoridades despertassem da inércia e começassem a agir contra a bandidagem infiltrada em tantos segmentos da sociedade.
Agora, o discurso é de correção dos absurdos. Mas será que nosso Judiciário está realmente apto para julgar e limpar esse terreno minado? Essa é outra história. O que temos visto, na prática, é a polícia prender “peixes graúdos” e, no dia seguinte, vê-los soltos, rindo da cara do povo.
Desperta, Brasil!
Elcio Nunes
Cidadão Brasileiro