Pelo segundo ano consecutivo, a Paraíba se consolida como o Estado mais competitivo do Nordeste, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado nesta quarta-feira (27) pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O estudo ainda mostra que o Estado subiu uma posição em relação a 2024 e ocupa agora o 11º lugar no ranking nacional.
Um dos destaques que tem impulsionado o crescimento da Paraíba nos indicadores de inovação é o radiotelescópio Bingo, localizado no município de Aguiar, projeto financiado pelo Governo do Estado. O equipamento foi citado em reportagem publicada hoje pelo jornal O Estado de São Paulo, como um exemplo de investimento em pesquisa e desenvolvimento que fortalece a capacidade tecnológica e científica da Paraíba.
Além do Bingo, o Estado tem investido em bolsas de estudo, desenvolvimento de startups e projetos estratégicos de inovação, o que contribuiu para que a Paraíba alcançasse a primeira colocação regional no pilar de Inovação, subindo cinco posições no ranking nacional. Os investimentos públicos em pesquisa e desenvolvimento também colocam a Paraíba na vice-liderança nacional nesse indicador, refletindo crescimento na geração de patentes e no fortalecimento da estrutura de apoio à inovação.
Outro pilar que impulsionou a competitividade paraibana é o Potencial de Mercado, no qual o Estado ocupa a 7ª posição nacional, avançando nove posições em relação ao ano passado. O crescimento se deve a fatores como a expansão do mercado interno, aumento da força de trabalho qualificada e taxa de crescimento econômico.
O Ranking de Competitividade dos Estados avalia a capacidade de gestão pública de todas as unidades da federação em diversos pilares, como Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Infraestrutura, Segurança Pública e Sustentabilidade Social. No caso da Paraíba, os avanços em inovação e potencial de mercado têm sido determinantes para fortalecer a posição do Estado no cenário nacional, consolidando políticas públicas de longo prazo e projetos estratégicos como o radiotelescópio Bingo.
PB Agora