A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Monteiro, estive participando nos dias 22 e 23 de agosto do 1º Curso para Médicos Reguladores das Centrais de Regulação de Urgência do SAMU no Estado da Paraíba, que aconteceu no Hospital da Mulher, em João Pessoa, e foi realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde, com o objetivo qualificar os médicos reguladores, que estão na linha de frente da organização do cuidado.
Ao todo, 45 profissionais foram contemplados pelo curso. No primeiro dia de aula, que aconteceu na sexta-feira (22), foram abordados os Módulos I e II, que tratam da “Regulação Médica de Urgência”, proporcionando aos participantes conhecimentos técnicos essenciais para a tomada de decisões rápidas e seguras, além de promover integração entre as Centrais de Regulação de diferentes regiões do estado. Já no segundo dia da agenda, os participantes se dedicaram ao Módulo III, que também inclui a elaboração da Carta de Encaminhamentos e a consolidação de propostas para o fortalecimento das Centrais de Regulação do estado.
A Paraíba conta, atualmente, com sete Centrais de Regulação de Urgência, localizadas em João Pessoa, Campina Grande, Monteiro, Patos, Piancó, Sousa e Cajazeiras. Na Paraíba, o SAMU é um serviço regionalizado e conta com 100% de cobertura, atendendo aos 223 municípios do estado.
A prefeita do município de Monteiro, Ana Paula Oliveira, ressaltou a importância do curso para os profissionais de saúde. “O curso representa um passo importante para elevar a qualidade do atendimento à população, ampliando o conhecimento dos nossos profissionais e fortalecendo a integração entre as equipes de regulação. A capacitação contínua é essencial para garantir decisões rápidas, seguras e alinhadas aos protocolos regionais. Com isso a gestão municipal estará sempre pronta a apoiar e incentivar para que os nossos profissionais se qualifiquem ainda mais, para oferecer o melhor atendimento a nossa população.”
OPIPOCO