A Secretaria de Cultura e Turismo de Monteiro, realizou no último sábado (23), mais uma edição do Projeto “O Museu vai à Feira”, com a exposição de objetos arqueológicos centenários, descobertos em sítios históricos na região. O evento contou com a presença do vice-prefeito Cajó Menezes e do Secretário de Cultura e Turismo de Monteiro, Nanido Cavalcante.

O Trabalho é uma iniciativa que busca levar a cultura e a educação museal para as ruas da cidade, aproximando os cidadãos dos acervos e da história da cidade de Monteiro. O museu diariamente oferece atividades como visitas guiadas, oficinas e dinâmicas interativas para estimular a identificação e a interpretação de objetos do seu acervo.

Integrante da equipe da Multicast Arqueologia, a arqueóloga Pétala Quaresma destacou que, até o momento, as arqueólogas Yannara Brennda da Silva Leôncio e Lunarah Sousa Pereira estão acompanhando diariamente as atividades no local. Esse trabalho ocorre na região do Cariri, ao longo do traçado do canal da Transparaíba, que transporta a água do Rio São Francisco até Monteiro e, a partir daí, abastece outras cidades da região. Segundo ela, essa ação integra as iniciativas de educação patrimonial desenvolvidas pela empresa em articulação com a Secretaria de Cultura de Monteiro e o Museu Anarldo Bezerra Lafayette.

O evento ainda contou com a apresentação dos alunos de música do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes – PRIMA, formado por crianças e adolescentes da rede pública municipal e estadual de ensino.

O PRIMA abraça uma missão que vai muito além do ensino musical, direcionando sua energia para o fortalecimento da cidadania de seus participantes e para a promoção da inclusão, da democratização do acesso à arte e da difusão da música em sua rica diversidade.