O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) estuda entrar com processo contra a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, após declarações feitas na semana passada em que ela afirmou que poderá acionar judicialmente advogados que orientam produtores rurais a buscarem recuperação judicial. O caso foi destaque na noite de ontem (18), no Poder 360°.
Segundo a reportagem, ontem (18), a entidade enviou uma notificação extrajudicial solicitando esclarecimentos sobre a fala da dirigente. Na sexta-feira (15), durante coletiva, Medeiros disse que “nosso jurídico está analisando os escritórios que estão orientando de forma ostensiva contra o Banco do Brasil e avaliando a possibilidade de acioná-los judicialmente”.
A OAB afirmou que, caso a ameaça se confirme, a entidade atuará “com todos os recursos disponíveis para defender as prerrogativas da profissão e adotará as medidas judiciais cabíveis contra a dirigente”.
Segundo a entidade, “é inaceitável que, em pleno 2025, uma integrante do primeiro escalão do governo, líder de um dos maiores bancos do país, tente criminalizar o exercício legítimo da advocacia”.
Biografia
Tarciana Paula Gomes Medeiros (Campina Grande, 11 de dezembro de 1978) é uma administradora brasileira e atualmente ocupa o cargo de presidente do Banco do Brasil, tendo sido nomeada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Formada em administração, possui pós-graduação em Administração e Negócios pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Ingressou no Banco do Brasil como funcionária concursada em 2000 e, ao longo de sua trajetória, passou por diversos cargos estratégicos na instituição.
Entre 2015 e 2017, liderou a Superintendência Comercial da BB Seguros, onde implementou modelos inovadores de negócios. Em 2017, participou do ‘Programa de Ascensão Profissional de Executivos’ do banco e, em 2018, assumiu a ‘Superintendência Executiva Comercial da BB Seguros’. No ano seguinte, passou a integrar a ‘Diretoria de Soluções em Empréstimos e Financiamentos’. O ápice de sua carreira ocorreu em 2023, quando foi nomeada presidente do Banco do Brasil.
Redação