Fechar menu

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Campeonato Municipal de Futebol de Boa Vista realiza sua 6ª rodada neste domingo (17)

    16 de agosto de 2025

    Vice-governador participa da Festa de Nossa Senhora dos Remédios em Cacimba de Dentro e da Expo Rural em Queimadas

    16 de agosto de 2025

    Programa Saúde Já garante atendimento gratuito e vacinação em mutirão realizado pela Prefeitura de Santa Rita

    16 de agosto de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Anunciar
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Agora PBAgora PB
    • Início
    • Últimas notícias
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    Agora PBAgora PB
    Lar»Paraíba»Taxa de desocupação na Paraíba é a menor da série histórica no 2º trimestre, revela IBGE
    Paraíba

    Taxa de desocupação na Paraíba é a menor da série histórica no 2º trimestre, revela IBGE

    adminPor admin16 de agosto de 2025Nenhum comentário3 minutos de leitura0 Visualizações
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Tumblr E-mail
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

    A crescente geração de oportunidades de trabalho levou o Estado da Paraíba a bater um novo recorde: atingiu a menor taxa de desocupação de toda a série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (14), mostram que o índice de pessoas desempregadas caiu para 7% no 2º trimestre deste ano, uma queda de 1,7 ponto percentual em relação ao mesmo período de 2024.

    Com a queda na taxa para 7% no 2º trimestre deste ano, a Paraíba agora está entre os três Estados do Nordeste com menor taxa de desocupação. Ceará e Maranhão estão empatados com 6,6% e a Paraíba vem em seguida com 7%. Já os Estados de Pernambuco (10,5%), Bahia (9,1%) e Piauí (8,5%) são as maiores da Região.    

    QUEDA DE 18% NA DESOCUPAÇÃO – Segundo ainda os dados da pesquisa do IBGE, o número de pessoas desocupadas caiu 18,6% no 2º trimestre deste ano em relação ao ano passado. Em números absolutos caiu de 154 mil (2º tri de 2024) para 126 mil (2º tri de 2025). Já a população ocupada atingiu 1,790 milhão de pessoas, alta de 7% sobre o ano passado.

    O secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, comemorou mais um indicador social positivo e agora histórico do Estado da Paraíba. “A forte queda na taxa de desocupação (18,6%) ainda no 2º trimestre deste ano, quando a economia ainda não é tão aquecida em relação ao segundo semestre, mesmo com uma taxa de juros alta no cenário macroeconômico, mostra a força da política de desenvolvimento do Estado da Paraíba somado ao programa de incentivo ao setor privado. Além disso, o Governo Estado vem investindo fortemente com recursos próprios em obras públicas a cada ano de forma crescente, mas sempre ancorado numa gestão fiscal equilibrada e responsável”, pontuou. 

    Segundo Marialvo, “essa pesquisa do IBGE indica ainda que a expansão na quantidade de ocupações ocorreu não apenas neste ano, mas ao longo dos dois governos João Azevêdo. Ou seja, temos um desempenho consistente tanto na queda da desocupação como na geração de emprego neste Governo”. 

    E acrescentou: “Para se ter uma ideia, dados contabilizados pelo Caged apenas de empregos formais com carteira assinada mostram que já criamos de 2019 até junho deste ano mais 1,2 milhão de empregos no Estado, com saldo de 122 mil postos, que é outro recorde histórico neste indicador. Nunca geramos tantos postos de empregos em seis anos seguidos. Nem mesmo no ano mais crítico da pandemia em 2020 deixamos de ter saldo positivo no emprego”, detalhou.

    De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, os três segmentos na Paraíba que mais cresceram com novas ocupações no 2º trimestre deste ano sobre o ano passado foram construção (140 mil para 165 mil); indústria (148 mil para 160 mil) e alojamento e alimentação (hotéis, pousadas, restaurantes/bares/lanchonetes de 76 mil para 88 mil.  

    SOBRE A PESQUISA DO IBGE – A PNAD Contínua é a principal pesquisa sobre a força de trabalho do Brasil. A pesquisa do IBGE apura o comportamento no mercado de trabalho para pessoas com 14 anos ou mais e leva em conta todas as formas de ocupação, seja emprego com ou sem carteira assinada, temporário e por conta própria, por exemplo. A amostra abrange 211 mil domicílios, espalhados por 3.500 municípios de todos os estados, que são visitados a cada trimestre. Cerca de dois mil entrevistadores trabalham nesta pesquisa, integrados às mais de 500 agências do IBGE em todo o país.

    Secom-PB

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
    admin
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Cabedelo: Após fortes chuvas, Prefeitura garante suporte às famílias em vulnerabilidade 

    16 de agosto de 2025

    Aumento da gasolina: Mais de 60 postos de combustíveis foram autuados em João Pessoa esta semana

    16 de agosto de 2025

    João Pessoa registra 212,6 mm de chuvas em 24 horas e supera média histórica do mês de agosto

    16 de agosto de 2025

    Primeira fase das obras da Ponte do Futuro é concluída em Cabedelo

    16 de agosto de 2025

    Camalaú é contemplada com 20 novas moradias pelo programa Minha Casa, Minha Vida

    16 de agosto de 2025

    Trens urbanos começam a funcionar a partir das 8h deste sábado na Região Metropolitana da Capital

    16 de agosto de 2025

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Top Posts

    PAA: agricultores familiares ofertam 248 mil toneladas de alimentos – Artigo de Exemplo

    21 de julho de 20238.572 Visualizações

    Entenda: plano de segurança do governo vai além do controle de armas – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20238.498 Visualizações

    Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia Legal – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20238.228 Visualizações
    Não perca

    Campeonato Municipal de Futebol de Boa Vista realiza sua 6ª rodada neste domingo (17)

    16 de agosto de 2025

    A Prefeitura de Boa Vista segue movimentando o esporte amador do município com a realização…

    Vice-governador participa da Festa de Nossa Senhora dos Remédios em Cacimba de Dentro e da Expo Rural em Queimadas

    16 de agosto de 2025

    Programa Saúde Já garante atendimento gratuito e vacinação em mutirão realizado pela Prefeitura de Santa Rita

    16 de agosto de 2025

    Mais de 3.600 doses são aplicadas durante ‘Dia D’ de multivacinação em João Pessoa neste sábado

    16 de agosto de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    PAA: agricultores familiares ofertam 248 mil toneladas de alimentos – Artigo de Exemplo

    21 de julho de 20238.572 Visualizações

    Entenda: plano de segurança do governo vai além do controle de armas – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20238.498 Visualizações

    Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia Legal – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20238.228 Visualizações
    Nossas escolhas

    Com boicote da oposição, venezuelanos vão às urnas neste domingo

    25 de maio de 2025

    Rússia lança maior ataque aéreo contra a Ucrânia em três anos

    25 de maio de 2025

    Por que a ONU depende de Israel para fornecer suprimentos a Gaza?

    25 de maio de 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube Drible
    • Anunciar
    Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados por agorapb.com.br

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.