A tecnologia, por meio de tablets, pode tornar o aprendizado mais dinâmico, interativo e adaptado às necessidades individuais de cada estudante. Nesta quinta-feira (7), o prefeito Cícero Lucena entregou 600 unidades para alunos da Escola Anayde Beiriz, no Bairro das Indústrias, elevando para 15.800 o número de dispositivos móveis distribuídos desde o início do ano.
Desde 2021, somando a primeira gestão com o atual mandato, o prefeito já entregou mais de 58 mil tablets na Rede Municipal de Ensino, beneficiando alunos do 7º, 8º e 9º anos. “Temos o compromisso de promover um ensino cada vez mais tecnológico, que ofereça mais oportunidades aos nossos alunos e os prepare para o futuro. Esta escola é um exemplo do modelo que estamos levando para toda a rede”, afirmou o prefeito Cícero Lucena.
A secretária executiva de Educação, Luciana Dias, ressaltou que, embora a biblioteca, com seus livros, e as aulas, com a orientação dos professores e o uso de livros didáticos, continuem sendo fundamentais, a inclusão do tablet amplia o acesso ao universo da internet. Com a orientação adequada, o professor pode direcionar as atividades, indicando fontes seguras e relevantes.
“Os tablets, por sua vez, contam com mecanismos de proteção, como filtros de conteúdo, que garantem um ambiente online seguro. Dessa forma, os alunos podem realizar pesquisas e trabalhos tanto em sala de aula, com a supervisão do professor, quanto em casa, já que o dispositivo é portátil e, frequentemente, equipado com acesso à internet. Existe, portanto, uma orientação e preparação para que o aluno saiba utilizar o tablet de forma eficaz e segura”, explicou a secretária.
Os tablets já vêm configurados com a suíte completa do Google, incluindo o Google Sala de Aula, Meet e outras ferramentas educacionais. Além disso, contam com chip e acesso à internet disponibilizados pela Prefeitura de João Pessoa.
Obras de ampliação – Após a entrega dos tablets, o prefeito Cícero Lucena inspecionou as obras de ampliação da unidade, que estão em fase avançada e irão abrir novas vagas para os moradores do Bairro das Indústrias. Com a expansão, a Escola Anayde Beiriz passará a contar também com espaços de tecnologia, como as Salas Google e o Espaço Maker.
Secom-JP